Anúncios Patrocinados
ATUALIZAÇÃO DE GPS 2018 TODAS AS MARCAS
R$50,00
Clique aqui e veja mais
Bom Dia - Mauá,
Sábado, 21 de julho de 2018
 
 
 
Mauá Virtual
 

 
domingo, 24 de junho de 2018 - 18:16h
Radiologia e sua importância para a medicina
 
Radiologia e sua importância para a medicina

O ramo da radiologia na medicina, principalmente diagnóstica, possui grande importância. Essa atuação conjunta é um fator de grande avanço e que influencia diretamente na vida das pessoas. Exames de raio-x facilitam cada vez mais a prevenção e o diagnóstico de doenças. E o benefício é, sobretudo, do paciente.

A radiologia possui o objetivo de estudar a aplicação do raio-x e da radiação para o diagnóstico e o tratamento de patologias. E, mesmo com mais de um século de existência, é um dos exames de triagem mais importantes da medicina.

IMPORTÂNCIA DA RADIOLOGIA

Muitas vezes não demos a devida consideração à radiologia. Por isso, trouxemos alguns tópicos importantes que nos lembram o porquê dessa área ser tão necessária para a medicina.

– Análise preventiva ou diagnóstica

O organismo pode ser analisado de maneiras diversificadas, por meio de várias especialidades da medicina. Sendo assim, podemos encontrar o auxílio da radiologia nessa investigação. Seja na análise do sistema digestivo ou na ortopedia, os exames estão sempre descobrindo e diagnosticando diferentes patologias.

– Tratamento

Pacientes que estão em tratamento de alguma doença, como a pneumonia por exemplo, podem ser acompanhados por meio de uma radiografia. E, dessa forma, o médico poderá identificar a melhor maneira de levar o tratamento adiante.

TIPOS DE RADIOLOGIA

Em geral, a área radiológica pode se dividir em dois planos: Diagnóstico e Terapêutico:

– Radiologia Diagnóstica

Como já dissemos, o plano diagnóstico da radiologia investiga o que ocorre com o corpo humano no momento do exame. Essa análise é feita por meio de diferentes tipos de imagens. Isso permite que o médico identifique, de maneira mais facilitada (e rápida), o que está acontecendo com o paciente.

Por isso, na radiologia existem diferentes formas de se identificar patologias no organismo. Veja algumas abaixo:

Radiografia Simples – é o famoso Raio-X. Em virtude da diferença de composição e densidade das áreas do corpo humano, cada estrutura capta diferentes quantidades de raios-x. Dessa forma, o restante é absorvido pelo filme fotográfico durante o exame. E então, uma imagem 2D, sobreposta às estruturas atravessadas, é formada.
Radiografia Contrastada – nesse tipo é utilizado uma substância radiopaca, como o sulfato de bário. E assim, é possível visualizar uma estrutura específica do corpo. Pode ser:

– Articular

– REED

– Enema Opaco

Mamografia – É como uma radiografia simples, porém apenas nas mamas. É considerado o exame mais eficiente para o diagnóstico do câncer de mama. No Brasil, o mês de outubro é o recorde nesse exame, afinal a campanha Outubro Rosa ocorre para lembrar às mulheres sobre a importância de realizar esse tipo de radiografia.

Tomografia Computadorizada – É uma imagem mais detalhada e precisa de todos dos eixos do corpo humano. A emissão de raios-x em maiores quantidades pode ser processada em imagens computadorizadas. Sem dúvidas é uma das radiografias mais completas.

Ultrassonografia – Assim como o raio X, esse também é um exame realizado com muita frequência. Imagens são obtidas por meio de uma sonda que emite ondas sonoras de alta frequência. O eco dessas ondas é o que permite a visualização em tempo real da parte examinada. Existem diferentes tipos:
– Ultrassonografia Geral

– Ultrassonografia Mamária

– Ultrassonografia Vascular

– Ultrassonografia Cardíaca

– Ultrassonografia Obstétrica

– Ultrassonografia com Doppler Colorido

No plano diagnóstico, há também: a Medicina Nuclear, a Ressonância Magnética e a Densitometria Óssea.

O MÉDICO RADIOLOGISTA

O Radiologista é o profissional da área da medicina que atua no estudo de estruturas e órgãos por meio do uso de raios-x. Ele é responsável pelo relatório e pelo diagnóstico por imagem. Ou seja, o paciente que realiza uma radiografia depende inteiramente da perfeita análise do Médico Radiologista para diagnosticar uma patologia, ou até mesmo indicar a necessidade de cirurgia.

A Verità Diagnósticos possui uma equipe de ótimos médicos radiologistas. E, por isso parabenizamos a todos eles por sua dedicação e impecável trabalho executado. Clique aqui para conhecer a nossa equipe!

O dia 08 de novembro é reservado para homenagear o Radiologista. Desejamos parabéns a todos os médicos que atuam na área da radiologia!

Segue uma literatura muito boa sobre esse tema, onde demostra os tipos de patologias e seus melhores métodos de diagnostico por imagem para inicio de tratamento.
segue a venda este livro no site:

http://www.educarad.com.br/produto/297918/guia-basico-de-diagnostico-por-imagem

 
Comente
Enviar Notícia à um Amigo  Imprimir Notícia  
 

Perfil do colunista

Ednei da Silva Cícero
Formado em técnico de imobilização ortopédica, graduado em tecnólogo em radiologia médica e pós graduado em anatomia clínica e morfólogica. Professor de anatomia e radiologia em escola técnica e palestrante na área saúde. Atuante na área da radiologia e na ortopedia em hospital.
 

Escreve sobre

Informações sobre a área da saúde, tratamentos e diagnósticos, levando aos leitores informações para esclarecer suas dúvidas e trazer mais conhecimento sobre sua saúde.
 

Contato

Site     Email

As últimas

1ª 15/07/2018
Tudo sobre cólicas em bebê

2ª 24/06/2018
Radiologia e sua importância para a medicina

3ª 19/05/2018
CONHEÇA MAIS SOBRE GRAVIDEZ MOLAR

4ª 22/04/2018
Autismo - Entenda como identificar

5ª 14/03/2018
A esclerose lateral amiotrófica (ELA), a doença que Stephen Hawking desafiou por décadas

     



Mauá Virtual - O Guia Virtual da Cidade
Todos os direitos reservados - 2018 - Desde 2003 à 5612 dias no ar.

Página Inicial     Anuncie Conosco     Fale Conosco
 
Projeto desenvolvido
pela Agência de
Web & Design Globeweb
www.globeweb.com.br
Produzido por | globeweb | www.globeweb.com.br