Bócio
O bócio é o aumento de tamanho da tireoide, que pode ser notado como um abaulamento na região anterior do pescoço. Pode ocorrer no hipotireoidismo e no hipertireoidismo.
Bócio - Pode ocorrer no hiper e no hipotireoidismo
O bócio era um sinal muito comum até o início do século XX devido à deficiência de iodo na alimentação (o iodo é um elemento necessário para a formação dos hormônios tireoidianos). A partir da metade do século passado, o iodo foi adicionado ao sal de cozinha e desde então a sua carência deixou de ser uma causa comum de bócio e de doenças da tireoide.
Porém, doenças da tireoide que não estão relacionadas à falta de iodo como tireoidite de Hashimoto e a doença de Graves, podem cursar com bócio.
Na maioria dos casos o bócio é apenas um problema estético. Hoje em dia com os atuais tratamentos para as doenças da tireoide, dificilmente o bócio cresce o suficiente para causar sintomas como falta de ar, tosse, rouquidão ou dificuldade para engolir. Para o bócio causar sintomas de obstrução dos órgãos da garganta, ele tem que estar muito grande.
Causas de hipotireoidismo e hipertireoidismo
As principais causas de hipotireoidismo e hipertireoidismo são as doenças autoimunes (aquelas em que o organismo indevidamente produz anticorpos conta ele mesmo - leia: DOENÇA AUTOIMUNE), a destacar a doença de Graves no hipertireoidismo e a doença de Hashimoto no hipotireoidismo. A remoção cirúrgica da tireoide, ou a sua destruição por iodo radioativo também são causas comuns de hipotireoidismo.
O diagnóstico, em geral, é feito com análises de sangue, através da dosagem dos hormônios TSH e T4 livre. Nos textos sobre hipertireoidismo e hipotireoidismo explicamos com mais detalhes os efeitos do TSH sobre a tiroide.
O tratamento é feito com reposição de hormônios no hipotireoidismo ou com drogas que inibem a produção dos mesmos no hipertireoidismo.
Boa Semana a todos leitores da Coluna plantão saúde