NOTÍCIA ANTERIOR
Corte de R$ 1,2 bi não compromete orçamento da Educação, diz ministro
PRÓXIMA NOTÍCIA
Opinião: Figurinhas da Copa propiciam aprendizado interessante
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/06/2010 | Educação
Universidades do Brasil assinam convênio de cooperação com México
Próximo encontro de reitores será realizado no Brasil em 2015Reitores discutem os desafios da universidade ibero-americanaReitores do Brasil buscam parcerias internacionais em encontro no MéxicoFuturo da universidade é tema de encontro de reitores no MéxicoUniversidades de excelência brasileiras assinaram nesta terça-feira (1) um acordo de cooperação com instituições de ensino superior mexicanas em reunião paralela ao 2º Encontro de Reitores Universia, em Guadalajara, no México.

Entre as universidades que firmaram a parceria estão a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e outras que completam um total de 50 participantes do “Grupo de Coimbra”.

Esse grupo foi criado em 2008 com o intuito de fortalecer relações entre as próprias instituições de ensino superior brasileiras e com universidades de Portugal e da Espanha. O nome é uma forma de reconhecer a Universidade de Coimbra, em Portugal, como a “alma mater” das instituições do Brasil, segundo o coordenador da área de cooperação internacional da UFMT, Paulo Teixeira de Souza Júnior.

Entre as ações concretas que fazem parte do acordo assinado com a Associação Nacional de Universidades e Instituições de Ensino Superior (ANUIES), do México, está a possibilidade de mobilidade dos estudantes, o ensino de espanhol e português, e o desenvolvimento de projetos de pesquisas em comum.

“Acordos desse tipo promovem a internacionalização, que contribui para melhorar a qualidade do ensino com o intercâmbio de informações e dos estudantes”, disse Souza Jr.

Além de grandes acordos como o do “Grupo de Coimbra”, pequenas instituições de ensino superior, como a Universidade Feevale, uma universidade comunitária de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, tiveram a oportunidade de firmar acordos bilaterais no encontro em Guadalajara.

A instituição já recebe quatro estudantes da Universidade de La Salle Bajío, da cidade mexicana de León, no México, em seu curso de moda. “Os próprios estudantes entraram em contato conosco e disseram que gostariam de conhecer nosso curso. Aqui (no encontro), pudemos conhecer os reitores da universidade pessoalmente e discutir novas possibilidades de troca de informações e de estudantes”, disse o reitor da Feevale, Ramon Fernando da Cunha. Um elo entre as duas universidades é o fato de ambas estarem localizadas em áreas produtoras de sapatos, assunto que faz parte das disciplinas de seus cursos.

Além dos acordos assinados, dirigentes de universidades brasileiras dizem que o encontro serviu para que tivessem a oportunidade de fazer contato para convênios futuros. “Universidades mexicanas demonstraram interesse na nossa metodologia de gestão da educação à distância”, afirmou o diretor geral da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, José Liberato Barrozo Filho.

Por Fernanda Nogueira - G1, em Guadalajara (México)
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7776 dias no ar.