NOTÍCIA ANTERIOR
Hospital de SP oferece testes gratuitos de hepatite C
PRÓXIMA NOTÍCIA
Medicina ABC fará ação social junto à crianças com deficiência auditiva e visual
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/04/2011 | Saúde e Ciência
UBSs abrem sábado para vacinação contra gripe e prevenção do câncer
As 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São Bernardo funcionam neste sábado (30/4), das 8h às 17h, para a vacinação contra a gripe, dentro da campanha nacional voltada às gestantes, crianças menores de dois anos e idosos. Paralelamente, a Secretaria de Saúde estará realizando mais uma edição da Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal, destinada aos idosos.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou no dia 25 de abril e se estenderá até 13 de maio. Além de proteger contra os vírus mais comuns da gripe, a vacinação dará imunidade para a Influenza A H1N1, popularmente conhecida como gripe suína.

A primeira fase da campanha é destinada às crianças de 6 meses a 1 ano e 11 meses, gestantes, pessoas com mais de 60 anos de idade e trabalhadores da saúde. A vacinação é em dose única, com exceção das crianças, que devem receber duas doses, sendo que a segunda aplicação 30 dias depois da primeira.

De acordo com a Divisão de Vigilância Epidemiológica de São Bernardo, a vacina raramente provoca reações, mas algumas pessoas podem apresentar sintomas leves, como febre, dor no corpo, além de vermelhidão e inchaço no local da aplicação.

A vacinação contra a gripe A H1N1 só não é recomendada para pessoas com alergia severa ao ovo de galinha ou seus derivados, assim como para aquelas que apresentaram reações anafiláticas a doses anteriores. Os imunizados ficam protegidos contra a gripe 15 dias após a aplicação e mesmo quem tomou a vacina em anos anteriores deve se vacinar.

A Secretaria de Saúde informa que as pessoas que estão acamadas e não têm condições de se locomover devem solicitar a vacinação em casa, agendando com a UBS mais próxima.

Além da vacinação, é importante que a população tome medidas preventivas contra a gripe A H1N1, como lavar frequentemente as mãos com água e sabonete e usar lenço descartável ao tossir ou espirrar.

Na segunda etapa da campanha, que será deflagrada a partir de 9 de maio, o público-alvo será ampliado com a inclusão dos portadores de doenças crônicas, desde que apresentem relatório médico atestando a patologia.

Câncer bucal - Aproveitando a grande presença de idosos para a vacinação contra a gripe nas UBSs, os profissionais da Divisão de Saúde Bucal de São Bernardo irão fazer a avaliação dessas pessoas com o objetivo de diagnosticar precocemente o câncer bucal, que atinge principalmente tabagistas e usuários de álcool. A avaliação bucal de idosos será feita também, no mesmo dia e horário, no supermercado Wall Mart, durante a Maratona de Saúde do Rotary Club.

A expectativa da Secretaria de Saúde é superar o número de exames realizados em campanhas anteriores. Em 2008, foram avaliados apenas 950 idosos. Em 2009, já na atual Administração, foram examinadas 5.476 pessoas e, no ano passado, 7.165 idosos.

No Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), situado no bairro Nova Petrópolis, há um serviço de diagnóstico bucal que remove lesões benignas, bem como aquelas com potencial de malignidade. Quando é diagnosticado o câncer bucal, o paciente é encaminhado para o Hospital de Ensino Anchieta, onde é tratado de acordo com a severidade do caso, podendo ser com radioterapia, quimioterapia ou intervenção cirúrgica.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7776 dias no ar.