NOTÍCIA ANTERIOR
Parque em Mauá é motivo de críticas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Polícia prende 13 por golpe de R$ 800 mil a CPTM
DATA DA PUBLICAÇÃO 18/01/2017 | Cidade
Terreiro de Mauá e o samba que resiste
Terreiro de Mauá e o samba que resiste Esse será o sétimo ano que o bloco criado no Terreiro de Mauá sai em cortejo no sábado de carnaval. Foto: Maristela Raineri
Esse será o sétimo ano que o bloco criado no Terreiro de Mauá sai em cortejo no sábado de carnaval. Foto: Maristela Raineri
Visitamos o tradicional samba terreiro de Mauá e aqui contamos sua história de luta e batucada

“O samba não levanta mais poeira

Asfalto hoje cobriu o nosso chão

Lembrança eu tenho da Saracura

Saudade tenho do nosso cordão”


Quando Mestre Geraldo Filme cantou esse verso em seu samba lendário Tradição as coisas não iam bem para a sua Vai Vai. A especulação imobiliária amassava sua escola de samba querida e São Paulo não era um terreno muito hospitaleiro para os sambistas de então.

Não se sabe se um dia foi

Mais do que uma festa, das melhores festas pagãs, o samba vai muito além de uma curtição, de um baratinho sazonal. Samba é história, luta, afirmação e resistência. E dentro de todas essas premissas, escolhemos então ir a um lugar de Mauá onde o samba sobreviveu aos arranha-céus, às especulações todas e fez do asfalto sua passarela.

O ABCD MAIOR teve a honra de visitar o Terreiro de Mauá. Um coletivo que se esforça para manter viva a tradição do samba de terreiro dentro dos seus preceitos, da maneira como é possível dentro da realidade que lhe cerca.

A ida é fácil

Trem em Santo André e a chegada na bucólica estação de Guapituba. O Centro Cultural Dona Leonor, espaço que abriga o Terreiro de Mauá, fica a cinco minutos da estação na Rua San Juan 121, uma ladeira bonita, pra deixar bem ornamentada a chegada no recinto. Por la, sou recebido por Danilo Ramos, craque do samba, uma das frentes do Terreiro de Mauá, com quem bati um papo.

Ao me ver, Danilão, como é chamado pelos seus, abre os braços, generoso, ri fartamente e me fala das coisas do Terreiro. A história toda começa no inicio dos anos 2000 quando um grupo de meninos do Parque das Américas conhece outros das periferias de Mauá que em comum dividiam o gosto pelos grupos de samba que ali se formavam. Vem então a coleção de disco do amigo Baseado e a partir da chegada do conhecimento, vem a vontade formar o coletivo.

“Já são 15 anos de Terreiro de Mauá. Nesse período tivemos ótimas experiências, nos unimos e entendemos que através do samba seria possível nos formar e militar na nossa comunidade. Hoje que vocês vieram, estamos aqui com uma dessas ações”, Contou Danilo.
Pega o Lenço e Vai

A partir da união com outros coletivos de samba como o Glória ao Samba, Terra Brasileira, Quilombagem, Favela Pesada e mais outros tantos manos do conceito, o Terreiro de Mauá criou o Bloco Carnavalesco Pega o Lenço e Vai. Um cortejo que sai pelas ruas do Parque Das Américas no sábado de carnaval.

A idéia é contar a história das fases do samba e se apropriar da lei 10639 (LEI 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, que inclui História e Cultura Afro-Brasileira no currículo oficial da Rede de Ensino; Lei obviamente não cumprida pelas escolas) para tratar de temas que são pertinentes à história do povo Brasileiro.

“Já é o sétimo ano que o bloco sai. Ao longo dos tempos, tratamos de temas como a Revolta dos Malês, a Balaiada, revolta da chibata e esse ano, Lima Barreto. Já temos temas também para os próximos três anos. O que já adianto é que no décimo ano do bloco, o homenageado será Paulo da Portela”, disse Danilão.

Enquanto falávamos o samba corria firme, elegante e classudo, marcado pelo suingue do reco de Hosana Meira e pela marcação forte do surdo de Didi Carvalho. Falei com elas. Hosana me falou da riqueza do samba ali praticado, do tanto que o povo do bairro chega em tempos de carnaval. Didi corrobora com o discurso de Hosana, ressalta que com o tempo, o trabalho feito vai aparecer e a comunidade chegará em peso. “Aos poucos eles vão perdendo o receio e vão chegando. Logo, logo virão."

Fica o convite. O próximo ensaio aberto do Terreiro de Mauá é domingo (22/01), às 14h. Só chegar e sambar, não paga nada. A cerveja ou o refrigerante que os senhores beberão por lá, tem o preço justo e a grana será revertida para pagar o aluguel do espaço.

São todos bem vindos.

Serviço:

Samba Terreiro de Mauá

Rua San Juan, 121, Parque das Américas, Mauá.

Próxima atividade – Ensaio aberto do Bloco Pega o lenço e vai, domingo (22/01) a partir das 14h. Mais informações no evento no Facebook.

Por Marcelo Mendez - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7919 dias no ar.