NOTÍCIA ANTERIOR
Bandeiras nas prainhas indicam qualidade da água
PRÓXIMA NOTÍCIA
Pista Sul será fechada para obras durante a semana
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/05/2014 | Setecidades
Rio Grande antecipa festa com desfile cívico
Rio Grande antecipa festa com desfile cívico Foto: Andréa Iseki/DGABC
Foto: Andréa Iseki/DGABC
Prestes a completar 50 anos de sua emancipação administrativa, Rio Grande da Serra antecipou em dois dias os festejos de aniversário e aproveitou o feriado do Dia do Trabalho para iniciar as comemorações. Hasteamento da bandeira, desfile cívico e sessão solene na Câmara Municipal marcaram as celebrações durante todo o dia de ontem.

A primeira atividade foi realizada às 8h na Rua Progresso, no Centro, quando foi oficialmente hasteada a bandeira do município, que se emancipou de Ribeirão Pires em 1964 e tornou-se a cidade mais nova entre as sete do Grande ABC.

O desfile cívico, na Avenida Dom Pedro I, começou às 9h e teve apresentações de dança e fanfarra feitas por alunos das escolas da rede pública, além de exibição da frota de carros e motocicletas da Polícia Militar. Para acompanhar as festividades, dezenas de espectadores se amontoavam em barranco localizado em frente à delegacia. Segundo a Prefeitura, cerca de 7.000 pessoas passaram pela via durante a manhã.

Acompanhado de vereadores e secretários municipais, o prefeito Gabriel Maranhão (PSDB) destacou os projetos em execução para melhorar o atendimento à população. “O nosso primeiro ano (de governo) foi o da semeadura. Fico feliz por ver que o que foi plantado está germinando. Mais um ano, Rio Grande da Serra se transforma em um grande canteiro de obras”, salientou.

Entre os projetos em andamento citados pelo chefe do Executivo estão a construção de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e de uma escola.

Amanhã, dia do aniversário da cidade, será celebrada missa de Ação de Graças na Igreja Matriz de São Sebastião, a partir das 16h. O endereço da paróquia é Largo da Matriz, 40, no Centro.

SOSSEGO

Apesar de estar localizada a quase 50 quilômetros da Capital e a cerca de 25 quilômetros de Santo André, Rio Grande da Serra é elogiada por moradores quando o assunto é qualidade de vida. A tranquilidade e a segurança são destacadas pelos que escolheram viver no município. Segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) feita em 2012, a população é de aproximadamente 45 mil habitantes.

“É uma cidade muito boa para se morar. Trabalho aqui há 18 anos e não trocaria por lugar nenhum”, garantiu o cozinheiro Ricardo de Jesus dos Santos, 36 anos. O contato próximo com a natureza também foi destacado pelo morador. Cem por cento do território da cidade fica localizado em área de proteção aos mananciais.

A dona de casa Lúcia Helena Maia, 54, também considera que “vale a pena” morar em Rio Grande, mas pondera que há poucas oportunidades de trabalho. “Os bons empregos ficam nas cidades vizinhas, como Ribeirão Pires, Mauá e Santo André.”

Já a dona de casa Lourdes Lopes Silva, 43, avalia que são boas as opções de trabalho e lazer, mas cobra melhorias na área da Saúde. “Quando precisamos passar por atendimento médico, principalmente se for depois das 18h, temos de ir para Ribeirão Pires. Aqui não tem condições”, lamentou.

Por Fábio Munhoz - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7776 dias no ar.