NOTÍCIA ANTERIOR
Semana Josué de Castro tem vídeo e exposição
PRÓXIMA NOTÍCIA
ABC não terá racionamento de água
DATA DA PUBLICAÇÃO 31/08/2010 | Cidade
Prestação de contas da Saúde destaca aumento da cobertura do Bolsa Família
Durante audiência pública realizada no plenário da Câmara Municipal, na manhã da segunda-feira (30), coordenadores dos serviços da Secretaria de Saúde apresentaram o balanço dos trabalhos realizados nos meses de abril, maio e junho e uma somatória do primeiro semestre. Todos os setores apresentaram os resultados desenvolvidos e o número de pessoas atendidas, além da apresentação de custos e receitas.

Um exemplo da melhora na qualidade dos serviços ficou sob responsabilidade do Departamento da Saúde da Criança e do Adolescente. Das 8.977 famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, 5.301 estão recebendo acompanhamento das equipes da Secretaria de Saúde, por meio de visitas domiciliares. Isto representa 59,05% por cento do total de famílias, que agora sabem da importância que é informar e manter as melhores condições de saúde de idosos, gestantes, crianças e adolescentes.

As ações de capacitação e qualificação dos profissionais envolvidos alcançaram o público e atingiram seu propósito de esclarecer sobre os direitos à saúde das famílias em situação de exclusão social. Com o resultado obtido, é possível estabelecer a meta de 90% de cobertura para os próximos semestres.

Outro dado importante apresentado pela Atenção Básica relacionado à saúde infantil foi o de atendimentos em pediatria. Foram realizadas 4.186 consultas para acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento de crianças e 10.883 consultas médicas no trimestre, somando 30.010 em todo o primeiro semestre.

Os indicadores positivos que já aparecem na prestação de contas da Secretaria são resultados dos trabalhos desenvolvidos desde 2009. Entre eles: o convênio com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) para contratação de equipe técnica para atuar na Atenção Básica; obtenção de recursos do Governo Federal para a construção das quatro UPAs; reforma das instalações da antiga UBS Centro para instalação do Ambulatório de Especialidades Médicas (AME); abastecimento dos estoques de medicamentos da Assistência Farmacêutica; contratação da Fundação do ABC para fazer o gerenciamento do Hospital Nardini; a criação da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS); entre outras ações.

Na semana passada, a prestação de contas foi realizada pelo secretário municipal de Saúde, Paulo Eugenio Pereira Junior, e sua equipe aos conselheiros municipais e conselheiros gestores em saúde de Mauá, que aprovaram o documento.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7785 dias no ar.