NOTÍCIA ANTERIOR
Ford revela a nova Ranger 2010
PRÓXIMA NOTÍCIA
Qual é a sua, Strada cabine dupla?
DATA DA PUBLICAÇÃO 06/08/2009 | Veículos
Muito mais que um utilitário
A Volkswagen estreou com pé direito no segmento dos utilitários esportivos compactos. O Tiguan, produzido em Wolfsburg, Alemanha, e comercializado no Brasil desde abril, concentra inúmeras qualidades que, apesar da aparência, o colocam num posto de destaque ante a concorrência.

Partindo de R$ 124.190, o jipinho tem o poder da sedução. Desvia olhares, entorta pescoços e diversas vezes é apontado nas ruas. O design, porém, chama atenção exatamente por não ser extravagante ou excêntrico, mas por carregar linhas sóbrias e suaves.

O conjunto óptico dianteiro confere ao Tiguan um olhar bad boy. Qualquer semelhança com o novo Gol não é mera coincidência.

A imponência se faz presente com a linha de cintura elevada, que revela discreta inclinação. Um vinco mais acentuado próximo ao assoalho rebate a filosofia clean. A traseira é limpa, com os holofotes todos voltados para as lanternas, que carregam o DNA do belo e conceituado Passat CC.

Interior - A vida dentro do Tiguan também vai muito bem, obrigado! Com medidas honestas - 4,43 m de comprimento, 2,60 m de distância entre os eixos e 1,81 m de largura - espaço não falta. Cinco pessoas viajam por horas e horas.

O acabamento também salta aos olhos de quem faz questão de requinte. Os bancos revestidos em couro apresentam boa qualidade de costura. As peças emborrachadas e plásticas são de qualidade superior e têm encaixes perfeitos, sem folgas ou rebarbas.

A lista de equipamentos completa o requinte do alemãozinho - respire fundo: direção servo-assistida, ar-condicionado Climatronic de duas zonas, CD player com MP3 mais oito alto-falantes, air bags frontais, laterais e tipo cortina, travas e vidros elétricos (claro!), espelhos retrovisores externos elétricos, rodas de liga-leve de 17 polegadas, computador de bordo, sensores de chuva e estacionamento traseiro, indicador de pressão dos pneus, controlador de velocidade, freios com ABS/ASR/ESP - ufa! - entre outros agrados.

Desempenho - A cereja do bolo do utilitário da Volks é o desempenho. Com uma dirigibilidade que lembra muito pouco os SUVs de maior porte, o Tiguan é prazeroso ao volante.

O ponto alto é o motor 2.0 Turbo TSI 16V a gasolina que entrega 200 cv de potência e torque de 28,5 mkgf. Quando pisamos no pedal da direita com fé, colando-o no assoalho, o arranque é forte e imediato. Chegar a altas velocidades parece brincadeira de criança. Não por acaso ele vai de 0 a 100 km/h em 8,5 s - número que deixa muito carrinho no chinelo.

A suspensão entrega conforto, sem ser molenga ao extremo - o que irrita. Ponto positivo para a transmissão automática Tiptronic de seis velocidades, que proporciona agilidade ao modelo de 1.622 quilos.

Por Marcelo Monegato - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7776 dias no ar.