NOTÍCIA ANTERIOR
Renovada, Saveiro desafia Strada
PRÓXIMA NOTÍCIA
IPVA 2010 fica 12,2% menor para os carros
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/11/2009 | Veículos
Ministro defende redução do IPI para carros mais potentes
O governo deve discutir até meados de 2010 a possibilidade de retirar o incentivo tributário para os carros populares e incentivar, automaticamente, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os automóveis cujos motores têm potência mais elevada. O objetivo é cobrar o imposto de acordo com a eficiência do veículo.

A sugestão é do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge. Segundo ele, no entanto, não será a potência do motor que vai definir o critério sobre o imposto, mas sim uma série de avaliações estabelecidas a partir de um estudo em curso. Atualmente os carros populares são tributados com IPI de 7% e os demais pagam até 25%, de acordo com o modelo.

À Agência Brasil, o ministro disse ser fundamental estimular a produção de veículos mais potentes e sua eficiência, além de cooperar com a redução da emissão de gases.”A ideia é cobrar o IPI em cima da eficiência do consumo. Isso vai estimular a produção de automóveis. O objetivo é conseguir implantar isso o mais rapidamente o possível”, afirmou.

O ministro vai defender sua posição exatamente como fez com a redução do IPI para os produtos da chamada linha branca. Contrariando vários setores do governo federal, Miguel Jorge conseguiu levar sua proposta adiante e a redução será mantida até janeiro – inicialmente.

“O presidente [Luiz Inácio] Lula [da Silva] é prático: ele escuta, analisa e decide”, disse Jorge, demonstrando otimismo. O ministro está em Luanda e depois segue para Maputo (Moçambique) e Johanesburgo (África do Sul) com um grupo de empresários para intensificar o comércio entre brasileiros e africanos.

Miguel Jorge afirmou que vai ampliar as articulações em defesa das alterações na cobrança do IPI para os automóveis mais potentes depois de concluído um estudo – ainda em fase de elaboração pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) – que analisa o desempenho de todos os modelos de veículos em circulação no país.

De acordo com o ministro, existem no país aproximadamente 450 modelos de veículos em circulação, com diferentes potências de motor. O estudo desenvolvido há dois anos pelo Inmetro faz uma avaliação completa da eficiência do motor, da emissão de gases e das despesas.

Por Diário Regional - Agência Brasil
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7776 dias no ar.