NOTÍCIA ANTERIOR
Postos Poupatempo atendem até o meio-dia na sexta
PRÓXIMA NOTÍCIA
Frio chega ao auge e Zoo tem até cobertor
DATA DA PUBLICAÇÃO 11/07/2018 | Geral
Inverno de 1988 foi o mais rigoroso da história em Campos do Jordão, diz Cptec
Inverno de 1988 foi o mais rigoroso da história em Campos do Jordão, diz Cptec Foto mostra neve na Vila Jaguaribe em Campos do Jordão (Foto: Arquivo Pessoal/Edmundo Rocha)
Foto mostra neve na Vila Jaguaribe em Campos do Jordão (Foto: Arquivo Pessoal/Edmundo Rocha)
A pedido do G1, órgão fez levantamento das menores temperaturas já registradas na cidade desde que começou o levantamento oficial, em 1961. Moradores relatam que até a década de 1960 era possível ver neve na serra.

Campos do Jordão, um dos destinos turísticos mais gelados do país, que neste ano já registrou até temperatura negativa, já foi mais fria do que é hoje. De acordo com um levantamento do Centro de Previsão (Cptec), feito a pedido do G1, a temperatura mais baixa já registrada na cidade foi de -7,2°C no inverno rigoso de 1988. Nos últimos dez anos, a menor temperatura foi -3,8°C.

O levantamento do órgão considera apenas levantamentos oficiais, que começaram a ser feitos pelo órgão a partir de 1961. No entanto, antes disso, há quem garanta que até já nevou na Serra da Mantiqueira no começo do século passado.

"Tenho fotos, um resgate da história uma Campos do Jordão do passado, que mostram que nevava antigamente", disse o advogado e historiador Edmundo Ferreira Rocha, neto de um dos pioneiros do município. Ele mesmo diz ter presenciado o fenômeno em 1964.

"Estáva caminhando quando começou a cair algo branco na grama e achei que eram flores, até perceber que elas sumiam e que eram flocos de neve", relembrou.

O Cptec listou as cinco temperaturas oficiais mais baixas na cidade. A mais baixa foi no inverno de 1988, quando a cidade registrou -7,2°C em junho. Depois, em 1963, quando em maio registrou -6,2°C. Seguida do inverno de 1965 e 1973, quando registrou -6°C.

Menos fria

A urbanização é o principal fator para a mudança no clima de Campos do Jordão, explicam os meteorologistas. Apesar de ainda gelada, a cidade tem registrado temperaturas cada vez menos baixas.

“No passado a cidade tinha muitos descampados, menos áreas urbanizadas e asfaltadas. A urbanização e o asfalto, por exemplo, retêm calor e impedem que o frio seja tão rigoroso como antes”, explicou o meteorologista, Diogo Arsego.

Segundo o Cptec, nos últimos dez anos a temperatura mais baixa já registrada foi em 2013 quando a cidade registrou -3,8°C no inverno de 2013. Atualmente, a média de temperatura na cidade no inverno é de 5,3°C. Neste ano, a menor temperatura foi -0,4°C, no dia 21 de maio.

Por G1 - Vale do Paraíba e Região
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.