NOTÍCIA ANTERIOR
18ª edição da Mega Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho
PRÓXIMA NOTÍCIA
Prefeitura entrega novos leitos no Hospital Nardini
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/09/2017 | Cidade
Herança de família
Herança de família Foto: André Henriques/DGABC
Foto: André Henriques/DGABC
Foi ainda criança que Enéas Alves de Souza, 59 anos, mineiro de Miraí, mas morador de Mauá há quase 40, recebeu do pai como herança a paixão pela música caipira e pelas coisas simples da vida. “Meu pai tocava violão, viola e sabia de tudo um pouquinho”, conta. O artista é o presidente e um dos 40 integrantes da Orquestra de Violeiros de Mauá desde quando o grupo se reuniu para o primeiro ensaio, há 27 anos.

Além da viola, que deu origem ao nome da orquestra, o conjunto também é composto por outros instrumentos tradicionais caipiras, como berrante, percussão e acordeon. Este último é tocado por Souza. “Tinha 11 anos quando meu pai comprou uma sanfoninha para nós (ele e os irmãos) e todo mundo ficou tentando aprender. Ele não tinha técnica, mas nos ensinou o som”, conta. Amigos para a vida inteira não foram as únicas conquistas que a orquestra trouxe ao ‘mineiro-mauaense’. Foi lá, entre um ensaio e outro, que conheceu seu grande amor, Josefa. “Estamos casados há 22 anos”, reforça Souza.

Criada com objetivo de preservar as raízes sertanejas, a orquestra faz apresentações e realiza diversas atividades, como oficinas de música oferecidas para munícipes de todas as idades de forma gratuita.

FESTA DOS POVOS
Para incentivar a propagação desta tradição, a cidade – que este ano incluiu o Dia do Sertanejo, 3 de maio, no calendário da cidade, além de comemorar todo 2 de agosto o Dia do Violeiro de Mauá, bem cultural imaterial tombado – promove, desde a década de 1980, o Fevima (Festival dos Violeiros de Mauá). A final da 27ª edição será realizada hoje, a partir das 18h, no Paço Municipal (Av. João Ramalho, 205), como parte da 6ª Festa dos Povos, que acontece até domingo.

A apresentação da dupla André Melo e Diego abre a programação, às 18h. André Melo foi o último vencedor do Festival de Violeiros. Para concorrer este ano sobem ao palco 11 músicos de diversas regiões. Os três primeiros colocados recebem prêmios em dinheiro.

Já amanhã a festa é das 10h às 22h e, no domingo, das 10h às 20h. A programação conta ainda com shows de danças típicas e música de outros estilos, além da culinária de diferentes partes do Brasil e mundo. A entrada é gratuita.

Grupo de Diadema abre inscrições para novos integrantes

Não é só Mauá que mantém a tradição da música caipira. Diadema também possui o próprio grupo de violeiros, que foi criado em 2011, a partir de oficina de viola. O projeto também busca, por meio da música, resgatar as práticas culturais ligadas às raízes rurais.

Atualmente é composto por 21 integrantes e já participou de diversas atividades tanto do município quanto de outras cidades da região, além de Capital e Interior.

E para quem deseja fazer parte do conjunto, ele está com inscrições abertas até o dia 23. Os ensaios são realizados no Centro de Memória de Diadema (Avenida Alda, 255). Mais informações estão disponíveis no www.violeirosdediadema.com.br.

Por Vanessa Soares Oliveira - Diário Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.