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DATA DA PUBLICAÇÃO 01/09/2013 | Geral
Expansão da Linha 15 do Metrô vai permitir integração com o ABCD
Expansão da Linha 15 do Metrô vai permitir integração com o ABCD Primeiro trecho da Linha 15-Prata do Metrô, em construção, é composto pelas estações Vila Prudente e Oratório. Foto: Edson Lopes/ Divulgação
Primeiro trecho da Linha 15-Prata do Metrô, em construção, é composto pelas estações Vila Prudente e Oratório. Foto: Edson Lopes/ Divulgação
Ramal sairá do Ipiranga, permitindo a integração com a linha de trens que corta a Região; sistema será o de monotrilho

Foi anunciada nesta sexta-feira (30/08) a expansão de 2,2 km da Linha 15-Prata do Metrô. A linha sairá do Ipiranga, permitindo a integração com a Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que atende aos moradores do ABCD, chegando à Cidade Tiradentes, bairro da Capital. O prolongamento permitirá que o fluxo de passageiros seja redistribuído, de acordo com o governo estadual, que fez o anúncio. O projeto funcional da extensão já foi contratado.

Procurado, o Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo) não informou detalhes de como será feita a conexão com a Linha 10 da CPTM e os prazos para que a integração seja realizada. Os trens da Linha 10 transportam, em média, 355 mil usuários por dia útil.

O primeiro trecho da Linha 15-Prata do Metrô, com extensão de 2,9 km, é composto pelas estações Vila Prudente e Oratório, além do Pátio Oratório, para estacionamento e manobra de trens. Haverá integração com a Linha 2-Verde na estação Vila Prudente.

A previsão é do trecho entrar em operação restrita a partir de janeiro de 2014, com estimativa de atender 13.300 usuários por dia. A Linha 15 será o primeiro monotrilho da Capital e o de maior capacidade de transporte de passageiros do mundo: 48 mil usuários por hora e sentido com intervalo entre trens de 90 segundos.

O sistema de monotrilho também será utilizado na Linha 18-Bronze do Metrô, que vai ligar a Capital a São Bernardo. A previsão de início das obras é para 2014.

OBRAS

A estação Oratório é o ponto mais avançado em construção, já em estágio de acabamento. Na estação Vila Prudente, as 14 vigas que pertencem ao corpo da estação já foram lançadas. Atualmente, os operários executam as obras das salas técnicas, mezanino, acessos, galeria técnica e cobertura da plataforma.

A Linha 15-Prata seguirá de Oratório a São Mateus, com extensão de 10,1 km e oito estações: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstoi, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus. Neste trecho, operários trabalham nas obras de fundações, pilares e capitéis (parte superior da coluna) da estrutura do monotrilho.

O último trecho ligará São Mateus à Cidade Tiradentes, com 11,4 km e sete estações: Iguatemi, Jequiriçá, Jacu-Pêssego, Érico Semer, Marcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes. Quando concluída, a Linha 15-Prata atenderá mais de meio milhão de usuários por dia.
A Linha 15 contará com 54 trens com capacidade de transporte de 1.000 passageiros. Completo, o ramal irá do Ipiranga até o Hospital Cidade Tiradentes, e terá 26,6 km de extensão, 18 estações e dois pátios de estacionamento de trens. O investimento é de R$ 5,5 bilhões.

Por Angela de Paula - ABCD Maior
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