NOTÍCIA ANTERIOR
Dia dos Namorados deve movimentar R$ 400 mi
PRÓXIMA NOTÍCIA
Empresa lucra com spray colante para defesa pessoal
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/06/2011 | Economia
Empresas não se preocupam com TI no ABCD
Com o objetivo de mapear a preocupação atual das empresas associadas ao Ciesp de São Bernardo em relação à TI (Tecnologia da Informação), o Núcleo de Tecnologia da Informação da entidade, realizou uma pesquisa com 212 empresas instaladas na cidade. De acordo com o diretor do Núcleo de TI do Ciesp do município, Emerson Beneton, apenas parte das empresas industriais de São Bernardo está planejando adequadamente seus gastos na área de TI.

“48% das empresas pesquisadas têm um plano de contingência, o que nos dias atuais pode ser caracterizado como muito preocupante, visto que todas as empresas têm parte significativa de seus processos sendo apoiados em meio eletrônico e a perda de dados e parada dos serviços seja por que motivo for, podem causar grandes prejuízos as organizações, já que suas operações são altamente dependentes da tecnologia da informação”, afirmou.

No estudo, foram avaliadas questões de como se comportam as empresas em relação ao uso de TI, como são utilizadas as informações obtidas dos sistemas para apoio a tomada de decisão, como está a situação da automação de escritórios, se as empresas industriais de São Bernardo estão tratando adequadamente as possibilidades geradas pelo comércio eletrônico. Foi realizado também um mapeamento em relação as questões de segurança da informação. Do total de empresas questionadas, 29 efetivamente responderam o questionário.

Outra questão de destaque na pesquisa é a terceirização, pois 89% das empresas pesquisadas terceirizam algum tipo de serviço . De acordo com a regional do Ciesp, o ponto positivo observado, é que 93% das empresas pesquisadas possuem área de TI e para aquelas que não possuem previsão orçamentária ou plano de contingência, o setor de TI pode ser o departamento catalisador de tais práticas que visem melhorar a gestão da organização.

Esta primeira pesquisa, além de coletar e trazer alguns informes sobre a situação do uso de TI pelas empresas industriais da cidade, também serviu para validar o instrumento e a metodologia de coleta de dados. A ideia agora é ampliar a pesquisa para os demais Ciesps da região do ABCD.

Metodologia - A metodologia da 1ª Pesquisa sobre Uso de Tecnologia da Informação em Empresas Industriais de São Bernardo do Campo foi desenvolvida em uma parceria envolvendo o Ciesp/SBC, Universidade Metodista de São Paulo e Fundação Salvador Arena. A pesquisa foi conduzida entre os meses de setembro de 2009 e março de 2010 junto as empresas associada ao CIESP/SBC.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7873 dias no ar.