NOTÍCIA ANTERIOR
Dilma é capa da revista Forbes e fica em 3º no ranking de mais poderosas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Casa Ronald McDonald ABC promoverá diversas atividades durante o McDia Feliz
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/08/2012 | Geral
Comerciantes da Santa Ifigênia prometem fechar as portas em protesto contra a Nova Luz
Vendedores e moradores dizem que prefeitura irá privatizar região e expulsar pessoas

Comerciantes da região da Santa Ifigênia e Luz ameaçam fechar as portas, nesta sexta-feira (24), a partir das 14h. Junto com moradores da região e movimentos sociais, eles vão protestar nas ruas do centro da cidade contra o projeto urbanístico Nova Luz. A concentração vai ocorrer na esquina das ruas Santa Ifigênia e Vitória.

Durante o protesto, candidatos à prefeitura de São Paulo serão convidados a assinar um termo de compromisso de revisão do projeto Nova Luz, com participação popular, sem a concessão urbanística da área e desapropriação de empresários e moradores.

De acordo com a Câmera de Dirigentes Lojistas da Santa Ifigênia, a intervenção prevê a entrega de 45 quadras para a iniciativa privada (elas serão responsáveis por desapropriar e criar novos atrativos na área) e a demolição de metade dos imóveis existentes, entre reformados e recém-lançados.

Para o presidente da entidade, Joseph Riachi, moradores e comerciantes são contrários ao projeto, mas são favoráveis à requalificação da área com participação popular.

— Essa iniciativa medonha da prefeitura literalmente abre espaço para a especulação imobiliária, porque vai destruir, colocar no chão, pelo menos 50% dessa área central e histórica, para construção de prédios. O projeto também vai expulsar as pessoas, na medida em que permite que uma empresa privada desaproprie, mande e desmande em um bairro da cidade.

Riachi também reclamou que o projeto de requalificação da área não atinge o perímetro que concentra os usuários de droga, a famosa Cracolândia.

— É óbvio que a prefeitura não vai deixar o trabalho de tratar dependentes com uma empreiteira que quer lucrar com venda de imóveis e não tem interesse nenhum em melhorar a vida de quem quer que seja.

Para a urbanista Suely Mandelbaum, a Prefeitura de São Paulo passou por cima da vontade de quem vive ou trabalha na região.

— Participamos de todas as reuniões de todas as fases de discussão do projeto, sempre apontando os erros, o desrespeito, a falta de humanidade no projeto Nova Luz, mas em todas as instâncias a prefeitura votou contra a população e aprovou o que interessa a ela.

Por R7
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7776 dias no ar.