NOTÍCIA ANTERIOR
Importadoras terão cota sem IPI mais alto, mas criticam regime automotivo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Land Rover terá test-drive no local do Salão de SP
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/10/2012 | Veículos
BMW revela nova geração da R 1200 GS no Salão de Colônia
BMW revela nova geração da R 1200 GS no Salão de Colônia BMW R 1200 GS (Foto: Divulgação)
BMW R 1200 GS (Foto: Divulgação)
Moto mais vendida da empresa alemã recebe novo motor de 125 cv.

Chassi e visual foram renovados e GS conta com suspensão eletrônica.


O Salão de Colônia começou nesta terça-feira (2), na Alemanha, em seu dia reservado para a imprensa, e tem como um dos principais lançamentos a nova geração da BMW R 1200 GS. Esta motocicleta aventureira, destinada tanto ao asfalto como à terra, é o modelo mais vendido da empresa alemã no mundo e traz um conjunto totalmente reformulado. O novo motor passa a contar com misto de refrigeração líquida e a ar; agora tem 125 cavalos de potência e 12,74 kgfm de torque.

A versão anterior tinha 110 cavalos de potência e 12,23 kgfm de torque. Este aumento de potência leva a GS a ficar mais próxima, neste quesito, em relação às rivais mais novas: Ducati Multistrada e KTM 1190 Adventure, que também marcam presença na feira alemã. Outras concorrentes são Triumph Explorer, Yamaha Super Ténéré e Kawasaki Versys 1000.

De acordo com a marca, a R 1200 GS possui dois pequenos radiadores, que estão integrados as carenagens. Apesar de manter a tradicional disposição boxer - com cilindros opostos - e mesma cilindrada (1.170 cm³), o propulsor foi redesenhado. O câmbio é de seis marchas. Já as suspensões, além de recalibradas, passam a contar com sistema semi-ativo eletrônico.

Segundo a empresa, sensores captam o tipo de terreno e modo de utilização da motocicleta e automaticamente adaptam os amortecedores para o melhor tipo de uso. A regulagem é feita por meio de válvulas controladas eletronicamente. Seu chassi também é totalmente novo e conta com nova estrutura tubular de aço, que deixou o conjunto mais rígido, informa a BMW.

O peso seco total da moto (com ABS) é 238 kg e a distância do solo aumentou 8 mm. A transmissão secundária continua feita por eixo cardã, transmitindo robustez, porém, ele agora está fixado do lado esquerdo da moto - antes ficava do lado direito.

Modos de condução
A nova R 1200 GS traz muita eletrônica embarcada. Além da suspensão eletrônica, tem freios ABS, controle de tração e acelerador eletrônico. Como opcional, o modelo tem cinco modos de condução: Rain, Road, Dynamic, Enduro e Enduro Pro. Dependendo do modo escolhido, os sistemas eletrônicos de segurança e a injeção eletrônica funcionam com maior ou menor esportividade.

O Sistema de freios, produzido pela marca Brembo, foi revisado, assim como o ABS - de série na moto.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7790 dias no ar.