NOTÍCIA ANTERIOR
Piscinões prometidos para a região seguem no papel
PRÓXIMA NOTÍCIA
Ladrões assaltam joalheria e trocam tiros em shopping de Santo André
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/09/2013 | Setecidades
ABCD será primeira região a ter Gabinete Metropolitano de Segurança
ABCD será primeira região a ter Gabinete Metropolitano de Segurança Secretário Estadual de Segurança acredita que Gamesp ajudará integração entre polícias e prefeituras. Foto: Andris Bovo
Secretário Estadual de Segurança acredita que Gamesp ajudará integração entre polícias e prefeituras. Foto: Andris Bovo
Iniciativa quer integrar ações preventivas e de combate ao crime na Região Metropolitana de São Paulo

Representantes do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, que integra 39 municípios, assinaram na manhã desta segunda-feira (16/09), em São Bernardo, a resolução que cria o Gamesp (Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica da Segurança Pública). Com o objetivo de discutir ações de prevenção e combate ao crime, a iniciativa será implantada nas cinco sub-regiões da Grande São Paulo. O ABCD foi escolhido como a primeira Região a receber o gabinete, que ainda não tem data para sair do papel.

De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, Fernando Grella, a instalação dos gabinetes será gradual e feita a partir de reuniões a serem agendadas. “Hoje assinamos aqui a resolução que cria (o Gamesp) e teremos reuniões sucessivas para a instalação desse gabinete em cada uma das sub-regiões. A primeira reunião ainda não tem data, mas será sobre o ABCD”, explicou.

O presidente do Consórcio Intermunicipal e prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, espera acertar os detalhes na próxima reunião. “O Consórcio vai tocar isso (Gamesp). Vamos ver se a gente fecha no próximo encontro”, disse.

A partir da criação e instalação nas sub-regiões, cada gabinete ficará com a responsabilidade de discutir políticas públicas na área de segurança. Além das polícias Civil, Militar e Federal, cada Gamesp terá representantes das guardas municipais, secretarias estaduais, Ministério Público, Poder Judiciário, prefeituras e sociedade civil da sub-região onde estarão instalados. “O problema de segurança é primordialmente de polícia, mas não apenas de polícia”, destacou Grella.

Troca de informações - Com o Gamesp, o secretário estadual de Segurança acredita que será possível trocar mais informações entre as polícias e prefeituras. Como exemplo de ações conjuntas a serem debatidas nos gabinetes, Grella citou os sistemas de videomonitoramento, disponibilização das informações do Infocrim (Informações Criminais) para os municípios e de pontos de carência de iluminação pública, locais abandonados que de alguma forma favorecem a criminalidade. “Além disso, há outras ações, como pontos de venda de tráfico em estabelecimentos, que podem exigir ação da polícia, mas também das prefeituras com fiscalização de alvarás”, observou.

Atualmente, o gabinete existe na Região Metropolitana de Campinas, Baixada Santista e Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e Litoral Norte e também deverá ser instalado nas regiões de Ribeirão Preto e Jundiaí.

Por Claudia Mayara - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7785 dias no ar.