NOTÍCIA ANTERIOR
Prefeito vistoria ponte em Santo André, mas não define soluções
PRÓXIMA NOTÍCIA
OAB Santo André sedia feira de adoção de animais
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/01/2017 | Setecidades
ABCD inicia cadastramento de passe escolar gratuito
ABCD inicia cadastramento de passe escolar gratuito Em 2016, estudantes enfretaram longas filas de espera para cadastro do passe livre em Santo André. Foto: Amanda Perobelli
Em 2016, estudantes enfretaram longas filas de espera para cadastro do passe livre em Santo André. Foto: Amanda Perobelli
Mais de 94 mil alunos da Região foram beneficiados pela gratuidade no transporte público em 2016

Estudantes do ABCD que usam o transporte público já podem fazer o cadastro ou o recadastro para recebimento do Passe Escolar Gratuito de 2017. No ano passado, em cinco das sete cidades da Região, mais de 94,2 mil alunos das redes públicas e privada de ensino tiveram direito a gratuidade no trajeto escolar de segunda a sexta-feira. O benefício, que teve início em 2014, não é válido para fins de semana e feriados.

Santo André foi a primeira cidade do ABCD a iniciar o cadastramento. Desde 2 de janeiro, os estudantes podem acessar o site da AESA (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André), clicar na aba Cadastro Escolar e preencher os dados que passará por análise pela escola do aluno e pela AESA. Após aprovação, no caso dos alunos já cadastrados no ano anterior será enviado um e-mail a confirmação do benefício e pagamento da taxa de cinco tarifas. Já o cartão será validado nas leitoras nos ônibus para uso durante o período de aula informado pela escola.

Para o caso de primeiro cadastro de alunos em Santo André, também será enviada confirmação por e-mail, mas o estudante precisará comparecer ao posto de atendimento da AESA para coleta de foto, biometria, pagamento das cinco tarifas e retirada do cartão. De acordo com a Prefeitura, os interessados em receber o passe escolar gratuito no município têm até o penúltimo dia letivo de aula para realizar o pedido. Em 2016, 34 mil estudantes foram beneficiados na cidade pelo benefício.

Em Diadema, o cadastramento/recadastramento é realizado desde 04 de janeiro. Primeiro é preciso entrar no site SOU Diadema e preencher um formulário. Depois, é preciso ir pessoalmente à loja SOU levando uma cópia e original da declaração escolar vigente, comprovante de endereço, RG e CPF. No local será tirada uma foto no beneficiário para a carterinha.

Para os alunos que estudam e residem em Diadema a gratuidade da passagem é de 100%. Já estudantes que moram na cidade e estudam em outros municípios têm direito a 50% de desconto na passagem. Em Diadema o cadastramento/recadastramento é permanente. No ano passado, foram beneficiados mais de 9,9 mil alunos, sendo 7,2 mil com passe livre escolar e 1,1 mil na categoria de meia tarifa.

FINAL DO MÊS

Em São Bernardo, o procedimento se inicia na próxima segunda-feira (23/01), às 8h e segue até 30 de novembro. Assim como nas demais cidades é preciso preencher o formulário de requerimento no site Cartão Legal ou retirar o formulário impresso na loja ou guichês do Cartão Legal nos terminais. Após é preciso ir até Central de Atendimento do Cartão Legal para levar o formulário, RG, comprovante de residência, declaração escolar e no local será tirada uma foto digital do aluno. No ano passado, 25 mil estudantes foram beneficiados na cidade.

Em Ribeirão e Mauá, os cadastros também já podem ser realizados. Na primeira, o procedimento é realizado pela empresa Rigras. Os alunos que não possuem o cartão escolar gratuito devem fazer o cadastro pessoalmente levando documento atual da matrícula, cópia do RG do aluno e responsável, uma foto 3x4 e comprovante de residência. A primeira da carteirinha é gratuita. Em 2016, 5 mil estudantes foram beneficiados. A Prefeitura lembrou ainda que no terminal Rodoviário da cidade não é possível emitir o cartão Bom Municipal.

Para se cadastrar em Mauá, o aluno deve acessar o site da Prefeitura e clicar no link do programa, na área de Acesso Rápido. Após o preenchimento da requisição, deverá comparecer à Loja SIM e apresentar RG, CPF, atestado de matrícula ou declaração escolar original comprovante de residência, e a solicitação de cadastro e de cota escolar, obtidos no site da Prefeitura, devidamente impressos e assinados pelo requerente e assinados e carimbados pelo estabelecimento de ensino. Em 2016, Mauá concedeu o beneficio para 23 mil estudantes.

Procuradas, as prefeituras de São Caetano e Rio Grande da Serra não se manifestaram sobre o assunto até a publicação desta matéria.

ENDEREÇOS PARA CADASTROS

SANTO ANDRÉ

AESA: avenida Industrial, 600, Conj 1C, Centro. Informações: 4435-5408.

SÃO BERNARDO
Cartão Legal: rua Marechal Deodoro, 769, Centro. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h e aos sábados da 8h às 13h.

DIADEMA
SOU Diadema:
avenida Presidente Kennedy, 287, Centro. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h30.

MAUÁ
Loja SIM:
Praça 22 de novembro, Centro. Funciona de segunda a sexta, das 8h ás 19h até o dia 28 de abril. Informações: 4518-6876.

RIBEIRÃO
Rigras:
avenida Francisco Monteiro, 1.600, Vila Moderna. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Por Claudia Mayara - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.