NOTÍCIA ANTERIOR
Google Duo se torna app mais popular em aparelhos Android nos EUA
PRÓXIMA NOTÍCIA
Dados enviados durante Olimpíada equivalem a 486 milhões de fotos
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/08/2016 | Informática
Conheça novidades de segurança da atualização do Windows 10
A atualização de aniversário do Windows 10 traz algumas novidades para a segurança que já foram mencionadas aqui na coluna anteriormente, mas usuários brasileiros contam com mais uma novidade: a assistente Cortana e seu impacto na privacidade.

Isso porque a Cortana exige de muitas informações para funcionar. Com a Cortana ativada, suas pesquisas locais se transformam em pesquisas on-line, porque tudo é procurado automaticamente na web. Além disso, o Windows coleta diversas informações sobre o que você fala e digita para que a Cortana possa funcionar melhor.

Com a atualização de aniversário, todo mundo - inclusive quem já tinha a Cortana - ganhou uma "novidade": não é mais possível desativar a assistente completamente no Windows sem uma modificação no registro. Ou seja, a opção não está mais disponível nas "Configurações".

Cortana
Mesmo que não dê para fazer a Cortana sumir por completo, dá para deixar ela praticamente sem ter o que fazer: basta desativar todas as opções no menu de "pesquisa". Para isso, é só clicar na lupa que fica na barra de tarefas e depois no ícone da engrenagem.

Para finalizar, é necessário conferir as configurações de privacidade. A mais importante delas fica em Inicar > Configurações > Privacidade > Fala, escrita e digitação. Esta coluna já fez um guia completo das configurações de todas as configurações do Windows 10; veja aqui.

Independentemente disso, se a Cortana é valiosa para você, é fato que a maioria dos dados que ela precisa não são novidade para a Microsoft se você já usa o Outlook.com com funções como calendário e contatos. Se você não usa, porém, não custa desativar.

Windows Defender: modo limitado
Com impacto mais direto na segurança, a atualização de aniversário do Windows 10 trouxe mudanças para o Windows Defender. Uma delas é a possibilidade de deixar o antivírus trabalhar em modo "limitado".

O objetivo desse modo limitado é permitir que o antivírus do Windows funcione junto com outro antivírus já instalado na máquina. O Defender realizará apenas checagens periódicas, sem a proteção em tempo real, diminuindo conflitos e erros inerentes ao uso de dois antivírus.

A "verificação periódica limitada" fica em Configurações > Atualização e segurança > Windows Defender e só aparece quando houver outro antivírus funcionando no computador.

Windows Defender: modo off-line
Apesar do nome, o modo "off-line" do Windows Defender não tem tanto a ver com internet e sim com o próprio sistema: ele é "off-line" no sentido que funciona sem precisar do Windows como um todo, permitindo que o computador inicie com o mínimo necessário para rodar o antivírus.

Com isso, a ideia é que os próprios vírus que podem interferir com o funcionamento do antivírus também não estejam funcionando. Vale tentar esse modo quando o antivírus não consegue remover um vírus (o mesmo vírus fica sendo detectado ou não é removido).

A opção também fica em Configurações > Atualização e segurança > Windows Defender. É preciso descer a janela, já que a configuração fica na parte inferior.

Reinstalação do Windows
A atualização de aniversário facilita a reinstalação do Windows. O link fica em Configurações > Atualização e segurança > Recuperação, em "Mais opções de recuperação".

O link leva para uma página da Microsoft que oferece a ferramenta "Refreshtool".

Essa ferramenta é interessante para quem pretende "formatar e reinstalar o sistema" e quer tentar fazer isso sozinho antes de levar a um técnico especializado. Também é útil para computadores novos que vieram com muitos programas adicionais indesejados instalados de fábrica - é bem provável que o sistema funcione melhor após esse processo, embora alguns recursos do fabricante acabem sendo perdidos.

Essa ferramenta reinstala o Windows e apaga todos os dados no computador. Por isso, só utilize essa opção após fazer uma cópia dos seus dados ou quando o computador estiver "zerado".

Por Altieres Rohr - G1
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.