segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Cobogó

Idealizados na década de 20 em Recife pelos engenheiros Coimbra, Boeckmann e es (daí o nome Cobogó), fizeram uma releitura dos Muxarabis, elementos muito presentes na arquitetura árabe. Os Muxarabis são treliças de madeira instaladas nas sacadas das residências, formando desenhos geométricos, permitindo a passagem de luz e ventilação, porém mantendo a privacidade e não permitindo a visualização das mulheres e do interior das casas.

foto: Anual Design

Já os Cobogós tinham a função de amenizar a incidência do sol, mantendo a circulação do ar nas residências nordestinas. Primeiramente moldados em cimento, se tornaram muito populares nas décadas de 50 e 60 sendo amplamente adotados em projetos de Niemeyer e Lucio Costa, e logo ganharam espaço também no interior das residências, servindo também como divisórias de ambientes, criando efeitos incríveis de luz e sombra.


Por serem elementos que unem forma e função, os cobogós voltaram recentemente com toda a força na arquitetura e decoração, ganhando novos formatos e materiais como vidro, cerâmica e até mármore.

Catedral Anglicana do Bom Samaritano (Recife)

fonte: Decorista

fachada loja Farm 

hotel Qing Shui Wan na China

fachada loja Hi-Lo (BH)

por Domo Arquitetos para Casa Cor Brasília 2008

Casa Cobogó - Studio MK27

Podemos notar sua influência também no design e na moda, como por exemplo na Mesa Cobogó, criada pelos Irmãos Campana, e elementos da coleção 2014 de Alexandre Birman.






sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Sono Tornata!!!!!

Criei este blog em 2010, quando ainda morava na Itália. Já tinha planos de voltar ao Brasil e retomar minha carreira de arquiteta, e o blog foi uma forma de mostrar alguns trabalhos que havia feito antes de me mudar para lá, em 2008. Quando voltei, acabei indo trabalhar num escritório de arquitetura corporativa, me casei, engravidei e acabei deixando-o um pouco de lado. Minha filha nasceu, passei a trabalhar como autônoma em projetos residenciais, até que engravidei novamente.
Hoje, na 36a semana de gestação, há 10 em repouso em casa, decidi retomar o blog.
Aqui, pretendo não só mostrar projetos meus, mas também pesquisar e escrever sobre assuntos que me interessam dentro e fora da arquitetura, e principalmente trocar idéias, interagir.
Por isso, por favor, comente, critique, elogie, dê sua opinião!
Um beijo e sejam bem-vindos!
Carol

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Casa em Campos do Jordão - Parte II

Para a decoração desta casa, levamos em consideração o estilo da construção, o clima da cidade e, é claro, o perfil do cliente.
Em alguns ambientes usamos um ar provençal, como é o caso dos 2 dormitórios no pavimento superior.
Na sala da lareira, usamos tons quentes e tecidos aconchegantes.
Na suíte do casal, usamos os criados-mudos que são da família há quase 2 séculos.
Fizemos algumas intervenções na configuração interna da casa, como a ampliação do WC do casal para comportar a banheira


sala de jantar


sala de jantar


sala da lareira

sala da lareira

gazebo

cozinha

suíte casal

wc casal

dormitório

dormitório

anexo de lazer

anexo de lazer
.


Casa em Campos do Jordão - Parte I

A construção da casa já estava quase no final quando assumimos a obra.
Projetamos um gazebo envidraçado seguindo o estilo da fachada existente. Ele serve como uma ampliação da sala de estar, que torna-se pequena quando a família recebe os amigos para o final de semana.
Outra grande intervenção foi a criação do anexo de lazer. É um espaço independente da casa, que conta com forno de pizza, forno a lenha, churrasqueira e choppeira. Funciona também como casa de hóspedes, com uma suíte e sala de TV. Para a sua construção foi preciso aterrar parte do terreno em declive (paisagismo de Cláudio Sirin).
Na fachada posterior, criamos pergolado com cobertura de vidro, abrigando o acesso proncipal e as vagas para autos.


'
fachada frontal

anexo de lazer

anexo de lazer

escada de dormentes

 gazebo

fachada posterior

detalhe pergolado



sexta-feira, 8 de abril de 2011

Quarto de Criança

Neste projeto, queríamos montar um quarto seguro para que a criança pudesse brincar sem correr o risco de se machucar nas quinas. Assim, desenhamos todos os móveis com os cantos arredondados e a cabeceira da cama recebeu revestimento em neoprene.
Outra idéia foi a de criarmos um ambiente interativo, de forma que a criança pudesse brincar com o mobiliário. Desenhamos então módulos soltos, dando à criança total liberdade para crir seu ambiente.
Neste projeto foi considerada a escala da criança. As peças permitem que os brinquedos fiquem ao seu alcance, bem como a TV e DVD.
A mistura de cores deixam o ambiente alegre, sem deixá-lo carregado. Nos armários foi aplicado um tecido estampado com as listras que criamos, e sobre o tecido, foi aplicada uma placa de acrílico.


                                  detalhe da cabeceira em neoprene e da aplicação de tecido estampado no armário
bancada para desenhar
estante "For Fun", vencedora do Concurso Jovens Profissionais 2006 na categoria Design

detalhe dos módulos


detalhe dos baús soltos

quinta-feira, 7 de abril de 2011

HALL DE ENTRADA

Para decorar este hall de entrada de apartamento localizado em Santo André, pensamos em tudo aquilo que esperamos encontrar quando chegamos em casa após um dia de trabalho. Queremos encontrar tranquilidade, paz, aconchego, e foram essas sensações que buscamos proporcionar nesse projeto.
Listras horizontais ampliam e tranquilizam o ambiente. A luminária pendente garante iluminação aconchegante. O tapete em buclê de lã traz conforto. Objetos decorativos remetem à paz.
O ambiente funciona como uma espécie de filtro ao stress que trazemos de fora.