NOTÍCIA ANTERIOR
Huck opta por TV e aborta plano de disputar o Planalto
PRÓXIMA NOTÍCIA
Reforma da Previdência é suspensa após incertezas
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/02/2018 | Política
Se 80% do eleitorado não se cadastrar, biometria não terá validade em 2018? Não é verdade!
Se 80% do eleitorado não se cadastrar, biometria não terá validade em 2018? Não é verdade! Biometria (Foto: Reprodução/TV Morena)
Biometria (Foto: Reprodução/TV Morena)
Tribunal Superior Eleitoral diz que essa informação não é verdadeira. Recadastramento é gradual e a meta é alcançar 100% em 2022.

Esse não é o único boato sobre biometria que rola nas redes. Também não é verdade que quem perde o prazo precisa pagar uma multa de R$ 150, por exemplo. Além disso, é mentira que o eleitor pode ter documentos como RG, CPF e habilitação suspensos caso perca o prazo.

Há boatos sobre prorrogações de prazo circulando pelo WhatsApp também. Nestes casos, o ideal é sempre consultar o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do estado.

Veja o que diz a mensagem falsa:

"Se não cadastrar 80% do eleitorado a biometria não terá validade para a eleição de 2018. Divulguem para que eles parem com essa humilhação com o povo"

Veja o que diz o TSE:

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), essa informação não é verdadeira. O TSE diz que o recadastramento biométrico está sendo feito gradualmente em todo o país e a meta é alcançar 100% do eleitorado em 2022.

Segundo o TSE, embora sete estados já tenham atingido essa meta, outros ainda estão em processo de recadastramento e isso continuará normalmente, com os dois sistemas de identificação do eleitor coexistindo.

Ou seja, nos locais em que já foi implementada a biometria, a eleição irá, sim, ocorrer por meio do sistema.

Segundo o TSE, o cadastramento biométrico ocorre em todo o país desde 2008, mas os prazos são estabelecidos em cada estado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Atualmente, 52% dos eleitores já contam com biometria no país. Em outubro, a um ano da eleição, eram 44%.

O eleitor que for convocado e não cumprir dentro do prazo o cadastramento da biometria pode ter o título cancelado, mas isso só ocorrerá em ultimo caso, se ele deixar de atender aos chamados da Justiça Eleitoral.

Se não atender a nehuma das convocações da Justiça Eleitoral e tiver o título cancelado, o eleitor pode ficar sujeito a algumas penalidades já conhecidas da maioria da população, como não poder participar de concursos ou cargos públicos, tirar documentos e certidões, obter empréstimos públicos ou participar de licitações.

Por Roney Domingos, G1
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.