NOTÍCIA ANTERIOR
Prefeito de Mauá se reúne com governador Márcio França
PRÓXIMA NOTÍCIA
Indicados por Atila podem ter preferências em leitos e cirurgias no Nardini
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/04/2018 | Cidade
Mauá está entre as melhores cidades no ranking de saneamento básico
Mauá está entre as melhores cidades no ranking de saneamento básico Estação de Tratamento de Esgoto. Crédito: divulgação
Estação de Tratamento de Esgoto. Crédito: divulgação
Estudo aponta que 5,2 bilhões de metros cúbicos de esgoto no Brasil são despejados diretamente na natureza por ano, esse volume corresponde a quase 6 mil piscinas olímpicas de esgoto

Mauá está entre as cidades com os melhores índices de saneamento básico do País, segundo ranking divulgado nesta quarta-feira, 18 de abril, pelo Instituto Trata Brasil. O levantamento abrange os 100 maiores municípios do Brasil e avalia dados do Ministério das Cidades em seu Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) - ano base 2016.

Os indicadores apontam que mais de 100 milhões de pessoas no país utilizavam medidas alternativas para lidar com os dejetos – seja através de uma fossa, seja jogando o esgoto diretamente em rios. O estudo mostrou ainda que apenas 45% do esgoto gerado no Brasil passa por tratamento, ou seja, os outros 55% são despejados diretamente na natureza.

Mauá, que conta com aproximadamente 500 mil com habitantes e acolhe a nascente do Rio Tamanduateí, terceiro maior afluente do Rio Tietê, se destaca na Região Metropolitana de São Paulo pelos índices de esgotamento sanitário, atingindo 93% de coleta de esgoto e 70% de tratamento. Com isso ocupa a 25ª posição do ranking do saneamento do Trata Brasil das 100 maiores cidades do pais.

O avanço dos índices de coleta e tratamento de esgoto na cidade se deu após investimentos da ordem de R$ 240 milhões pela concessionária de serviços públicos BRK Ambiental, que proporcionaram a ampliação do Sistema Público de Esgotamento Sanitário, a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto na cidade e a despoluição de cursos d´água e córregos que cortam o município.

Dos 35 quilômetros do Rio Tamanduateí, nove quilômetros cruzam a área urbana da cidade. A nascente do rio, localizada no Parque Ecológico da Gruta Santa Luzia, está livre do esgoto que era lançado diariamente em seu leito, uma realidade que também pode ser observada nos córregos Água Espraiada, Taboão e Itrapõa, que cortam os bairros Jardim Adelina, Jardim Itapeva, Jardim Camila, Jardim Primavera, Jardim Luzitano e Vila João Ramalho no Parque São Vicente.

Atualmente, Mauá trata mais de 50.000.000 milhões de litros de esgoto por dia, cada tanque da Estação de Tratamento mede 86 metros de comprimento por 37 metros de largura e 6 metros de altura. Isso significa que o volume de cada tanque é de quase 19 milhões de litros, o que equivale a oito piscinas olímpicas de 2.500 metros cúbicos. Considerando os três tanques, temos o volume equivalente para encher 24 piscinas olímpicas.

Desde 2015, todo esse trabalho pode ser conhecido dentro do programa Portas Abertas que que proporciona visitas monitoradas as instalações da Estação de Tratamento de Esgoto para alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, além dos moradores e os mais diversos representantes da sociedade local estimulando a integração da população local à realidade do saneamento que é realizado na cidade, estimulando o conhecimento teórico e a educação ambiental.

Além de conferir todas as dicas sobre a forma correta de utilização do Sistema Público de Esgotamento Sanitário, desde a coleta do esgoto nas residências e seu transporte até a ETE – Mauá, os visitantes têm acesso a todas as orientações sobre as fases do processo de tratamento, verificando a qualidade final com que o efluente retorna para o Rio Tamanduateí.

Somente em 2017 mais de 2.500 pessoas já conferiram as etapas de operação e a qualidade do efluente tratado que é devolvido para o rio Tamanduateí.

Para participar do programa Portas Abertas basta agendar a visita pelo correio eletrônico disponível no site correio eletrônico contato@sac.brkambiental.com.br, ou por meio dos canais de atendimento:

Telefone: 0800 771 0001;

E-mail: comunicacaooa_maua@brkambiental.com.br

Torpedo Fácil: SMS gratuito para o número 28908 com a palavra: *BRK* acompanhada da mensagem

Por BRK Ambiental - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.