NOTÍCIA ANTERIOR
Imunização porta a porta é estratégia para ampliar adesão
PRÓXIMA NOTÍCIA
Atrium Shopping abre espaço dedicado ao casamento
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/02/2018 | Setecidades
Garota de 7 anos morre após inalar desodorante em grande quantidade
Garota de 7 anos morre após inalar desodorante em grande quantidade Suspeita é a de que criança, de S.Bernardo, tenha participado de desafio proposto na internet. Foto: Celso Luiz/DGABC
Suspeita é a de que criança, de S.Bernardo, tenha participado de desafio proposto na internet. Foto: Celso Luiz/DGABC
Uma menina de 7 anos morreu, no sábado, no Jardim das Oliveiras, em São Bernardo, após parada cardíaca. A suspeita é a de que ela tenha inalado desodorante aerosol em grande quantidade. A Polícia Civil investiga se Adrielly Vitória Gonçalves teria tentando reproduzir vídeo que circula na internet denominado “desafio do desodorante”. A ação consiste em respirar o produto pelo maior tempo que a pessoa conseguir suportar.

De acordo com familiares, a menina foi encontrada desacordada pela mãe, com um frasco de 150 ml de desodorante ao lado. Ela estaria exalando forte cheiro do produto pela boca. “Cheguei do trabalho e a vi deitada. Como pensei que ela estivesse dormindo, fui tomar banho, como sempre faço. Mas quando voltei para o quarto e a vi na mesma posição, percebi que tinha algo estranho. Foi aí que notei o forte cheiro de desodorante e ela fria”, lembra a mãe da garota, a motorista Márcia Antônia de Oliveira Gonçalves, 39.

A criança chegou a ser encaminhada para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) União/Alvarenga. Foi constatada parada cardíaca e ela não resistiu. Ela foi enterrada no domingo, no Cemitério da Carminha, em São Bernardo.

Adrielly era a caçula da família, tendo outros quatro irmãos com idades entre 10 e 23 anos. Prestes a ingressar no 2º ano do Ensino Fundamental, a garota tinha acabado de ganhar um celular. “Sempre tivemos o cuidado de monitorar o que ela assistia. Só depois que ela morreu ficamos sabendo desse vídeo e fizemos essa ligação. Mas não tinha nada no histórico sobre vídeo algum do tipo no celular”, explica a mãe da garota.

Por meio de mensagens em sua página do Facebook, Márcia tem tentado alertar outras famílias sobre o risco deste ‘desafio’. “Quando ela estava no caixão, disse ‘filha, me perdoe por não conseguir te salvar, agora minha missão é não deixar que isso aconteça com outras pessoas’”, frisa a mãe.

Márcia prestará depoimento hoje no 8º DP (Alvarenga) de São Bernardo. De acordo com o delegado Baldomero Girbal Cortada Neto, responsável pelo caso, a investigação já solicitou ao IML (Instituto Médico- Legal) de São Bernardo a antecipação do laudo da morte, que normalmente demora 30 dias para ficar pronto. O frasco do desodorante também foi encaminhado para perícia. “Precisamos confirmar a real causa da morte”, explica.

Especialistas cobram controle maior sobre vídeos em redes sociais

A recente morte da jovem Adrielly Vitória Gonçalves, 4 anos, segundo especialistas, coloca mais uma vez em debate a necessidade de maior controle sobre a publicação de conteúdos divulgados em redes sociais e sites da internet. Para eles, além da necessidade de pais acompanharem de perto a rotina de seus filhos, agentes da polícia também devem atuar no combate ao crime.

“Policiais estaduais e a federal deveriam fiscalizar e investigar, pois esses vídeos instigam ao suicídio, o que configura crime”, explica o coordenador da comissão da criança e do adolescente do Condepe (Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Humana), Ariel de Castro Alves.

Segundo o delegado titular do 8º DP (Alvarenga) de São Bernardo, Baldomero Girbal Cortada Neto, nesses casos, o autor do vídeo pode ser condenado a prisão entre dois a seis anos. No entanto, ele destaca a responsabilidade dos pais em controlar o acesso à internet dos filhos. “A internet é terra de ninguém. É muito difícil polícia controlar isso, portanto, o dever é dos pais em acompanhar de perto os filhos”, avalia.

Por Daniel Macário - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
14/08/2018 | Mulher morre atropelada em terminal
14/08/2018 | Nova fórmula da taxa do lixo de Rio Grande gera alta de até 300%
09/08/2018 | Atrium Shopping promove atrações de música para comemorar o Dia dos Pais
As mais lidas de Setecidades
07/08/2018 | Duas cidades ficam sem água amanhã
09/08/2018 | Polícia investiga a morte de dois homens em casa abandonada
07/08/2018 | Corpo de agente que estava desaparecida é velado em São Bernardo
As mais lidas no Geral
09/08/2018 | Câmara de Mauá vira a página sobre afastamento de Atila
07/08/2018 | Compradores ocupam apartamentos e usam ‘'gatos'’ em água e luz
07/08/2018 | Mauá recebe 1º Festival de Churros
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2018 - Desde 2003 à 5636 dias no ar.