NOTÍCIA ANTERIOR
Zona Azul na Senador Fláquer terá mudança a partir de hoje
PRÓXIMA NOTÍCIA
Lixo vira moeda verde na ''compra'' de alimentos
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/11/2017 | Setecidades
Expresso ABC amplia o serviço
Expresso ABC amplia o serviço A partir de segunda-feira, CPTM aumentá de 14 para 16 número de viagens diárias. Foto: Denis Maciel/DGABC
A partir de segunda-feira, CPTM aumentá de 14 para 16 número de viagens diárias. Foto: Denis Maciel/DGABC
Prestes a completar um ano de operação, o Expresso ABC terá o serviço para usuários de trem da região expandido. A partir de segunda-feira, de acordo com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), o número de viagens diárias realizadas pelo trem expresso será ampliado de 14 para 16 partidas com o objetivo de atender reivindicação de passageiros.

Com a mudança, o serviço que liga as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Tamanduateí, na Capital, com apenas uma parada em São Caetano, através da Linha 10- Turquesa, funcionará das 6h às 9h30 e, à tarde, das 16h às 19h30. As partidas permanecerão com intervalo médio de 30 minutos.

“A ampliação do número de viagens é resultado do sucesso alcançado pelo Expresso. Hoje nossos usuários conseguem fazer o trajeto em oito minutos, metade do tempo gasto antes. Além disso, o Expresso garantiu maior comodidade para passageiros de todo o sistema, inclusive para aqueles que não usam diretamente o serviço”, destaca Joanito Jerônimo Ferreira, chefe do departamento de estações e serviços da Linha 10-Turquesa.

Responsável por atender cerca de 50 mil usuários por dia, o Expresso ABC foi lançado em novembro do ano passado com a promessa de ampliar a oferta de trens para usuários que realizam diariamente o trajeto entre a região e a Capital. A expectativa é que, com duas viagens a mais por dia, a partir da semana que vem, o serviço consiga captar outros 5.000 passageiros.

A programação do Expresso ABC, segundo a CPTM, será mantida. No período da manhã, o serviço começa a partir da Estação Prefeito Celso Daniel, com parada em São Caetano, e encerrando viagem na Estação Tamanduateí, na Capital, que tem integração gratuita com a Linha 2-Verde do Metrô.

No período da tarde, por sua vez, o serviço opera no sentido contrário, com trens partindo de Tamanduateí para encerrar viagem em Santo André.

Atualmente, o serviço do Expresso ABC é realizado por um trem de oito carros, com capacidade para até 2.000 pessoas. A circulação ocorre em via exclusiva entre as estações, o que não interfere no tráfego de trens da Linha 10-Turquesa, que opera entre o Brás e Rio Grande da Serra, atendendo nove paradas ferroviárias instaladas no Grande ABC.

“Conseguimos reaproveitar um sistema já existente, fazendo com que usuários de outros municípios, como Mauá e Ribeirão Pires, fossem beneficiados com um trem mais vazio em decorrência do Expresso”, destaca Ferreira.

Para usuários, a ampliação do serviço tende a consolidar os resultados positivos alcançados pelo sistema. “Para quem sai mais tarde do trabalho será ótimo. Eu mesmo, às vezes, tive compromisso e foi horrível pegar o trem normal, sem o expresso”, destaca a bancária Juliana Barboza, 27 anos.

O estudante Roberto Diniz, 23, também elogia a expansão do serviço. “Agora conseguirei pegar o expresso de manhã, quando for para o estágio.”

Para usuários, comodidade e rapidez são os principais ganhos

Passageiros que utilizam diariamente o Expresso ABC, serviço oferecido pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na Linha 10-Turquesa e que liga as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Tamanduateí, na Capital, com apenas uma parada em São Caetano, são enfáticos ao elogiar a rapidez e comodidade do serviço.

“Desafogou muito o outro trem, que antes era lotado. Mas, acima de tudo, hoje quem usa o expresso consegue fazer o trajeto muito mais rápido”, avalia a estagiária de administração Renata Carnauba, 27.

Para a assistente administrativa Lilian Nogueira, 30, o serviço também agrada pela comodidade. “Você consegue ir sentado e se programar. Acho até que poderiam diminuir o tempo de espera, que hoje é de 30 minutos”, frisa.

Por Daniel Macário - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.