NOTÍCIA ANTERIOR
Vírus da zika afeta testículos, segundo estudo
PRÓXIMA NOTÍCIA
OMS pede o desenvolvimento de novos antibióticos para 12 ''superbactérias''
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/02/2017 | Saúde e Ciência
É carnaval; Bem Estar dá dicas para curtir a folia sem descuidar da saúde
Dormir e se alimentar bem, por exemplo, deixam o sistema imunológico reforçado. Passar filtro solar e usar roupas confortáveis também são boas dicas de saúde.

O Bem Estar entra na folia nessa sexta-feira de pura alegria! E para te ajudar a ficar com saúde, elegância e manter a disposição no carnaval, a nossa comissão de frente traz o consultor e ginecologista Dr. José Bento e o clínico geral Dr. Carlos Eduardo Pompílio. Para animar a festa tem um dos blocos mais famosos do carnaval de São Paulo, o ‘Domingo ela não vai’!

Os blocos de rua são, praticamente, uma maratona: a pessoa passa muito tempo em pé, dançando pra lá e pra cá, gastando energia, bebendo e suando. É preciso estar com a saúde em dia para não adoecer. Repor as energias é importante para não passar mal.

O kit do folião deve conter: água congelada, o cone do xixi, álcool gel, preservativo, protetor solar, lenço de papel, barrinha de cereal e potinhos com damasco e castanhas.

Antes do bloco

A preparação pode fazer a diferença na curtição do carnaval. Dormir e se alimentar bem deixam o sistema imunológico abastecido, cheio de energia para não facilitar a entrada de qualquer vírus ou bactéria. Passar filtro solar e usar roupas confortáveis e frescas também é uma boa dica de saúde.

Durante o bloco

Durante a maratona da folia, não esqueça de beber bastante água. Como o suor é abundante, isotônico e água de coco são interessantes para repor os sais minerais. E vá ao banheiro sempre que der vontade. Não segure o xixi por muito tempo.

Para as meninas, duas dicas:

1 - Muitos banheiros químicos não têm papel higiênico e nesse momento, o lencinho de papel entra em cena. É importante não deixar de se limpar porque a umidade da urina altera o PH da região e facilita a entrada de bactérias, favorecendo a infecção urinária.

2 - Para não precisar se sentar nesses banheiros, use um copinho descartável que você pode fazer com papelão. A mulher consegue fazer xixi em pé e o risco de contaminação é reduzido.

Antibiótico x bebida alcoólica

A interação do antibiótico com a bebida alcoólica vai depender do remédio, da quantidade de bebida ingerida e das características do paciente. Via de regra, é recomendado que não se consuma álcool. Os antibióticos mais comuns podem ter seus efeitos colaterais potencializados, outros podem perder o efeito.

Após o bloco

A hidratação tem que continuar depois da folia: beba bastante água quando chegar em casa e se alimente bem. Um escalda pés ajuda a relaxar e evitar as dores. Tire a roupa molhada, ela aumenta a chance de proliferação de fungos, principalmente para as mulheres, que podem ter candidíase, entre outras doenças.

Relação sexual

Saiu do bloco acompanhado? Lembre-se da camisinha, principal prevenção contra Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Não é aconselhável tomar remédios para disfunção erétil. Esses remédios, assim como o álcool, provocam a vasodilatação. A pressão pode baixar e ocorrer um desmaio. Além disso, depois de um dia todo no bloco, bebendo, comendo errado e gastando energia, o sistema imunológico está debilitado e o uso desses remédios pede que o corpo esteja em melhores condições.

Por G1 - São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.