NOTÍCIA ANTERIOR
Comércio no ABCD fecha 191 postos de trabalho em dezembro
PRÓXIMA NOTÍCIA
Contas que venceram nos dias 27 e 28 podem ser pagas na quarta sem acréscimo
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/02/2017 | Economia
Brasileiros no exterior também podem sacar FGTS de contas inativas
Brasileiros no exterior também podem sacar FGTS de contas inativas Os trabalhadores que não têm conta na Caixa devem procurar o consulado brasileiro no país onde vivem. Foto: Andréa Iseki
Os trabalhadores que não têm conta na Caixa devem procurar o consulado brasileiro no país onde vivem. Foto: Andréa Iseki
Caso o trabalhador já tenha conta na Caixa, o procedimento é o mesmo que o para quem vive no Brasil

Os brasileiros que moram no exterior e têm contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) que ficaram inativas antes de 31 de dezembro de 2015 também poderão sacar os recursos.

Caso o trabalhador já tenha conta no banco Caixa Econômica, o procedimento é o mesmo que o para os cidadãos que vivem no Brasil: se for apenas uma conta-poupança, o crédito cairá automaticamente no dia previsto no calendário do FGTS inativo.

Se o cliente tiver conta-corrente e conta-poupança em seu nome ou apenas conta-corrente, é preciso informar, no site da Caixa (caixa.gov.br/contasinativas) em qual conta deseja receber o dinheiro. Para acessar as informações no site, é preciso ter o número do PIS/NIS/Pasep em mãos e cadastrar uma senha.
Consulados

Os trabalhadores que não têm conta na Caixa devem procurar o consulado brasileiro no país onde vivem. O beneficiário tem que ficar atento ao calendário de saque, que deve ser respeitado também por pessoas que moram fora do Brasil.

No consulado, o trabalhador deve preencher um documento chamado “Solicitação de Saque do FGTS” e apresentar carteira de trabalho e documento de identidade para comprovar que tem direito a sacar o FGTS inativo. No formulário, ele deve informar uma conta bancária no Brasil, de qualquer banco e em seu nome, para que seja feito o depósito.

Se o beneficiário não tiver uma conta no Brasil em seu nome, poderá informar uma conta de outra pessoa. No próprio formulário, ele indicará a pessoa que receberá o dinheiro do FGTS, responsabilizando-se pelo depósito na conta de terceiros. O dinheiro será creditado na conta informada em até 15 dias úteis, de acordo com o cronograma.

A solicitação no consulado deve ser feita até o dia 31 de julho, data limite do calendário. De acordo com a Caixa, os consulados brasileiros no exterior já estão sendo orientados para o atendimento referente aos saques de contas inativas do FGTS.

Por ABCD Maior - Agência Brasil
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.