NOTÍCIA ANTERIOR
É tempo de vindima em Bento Gonçalves!
PRÓXIMA NOTÍCIA
Cozinha mineira ganha incentivo para expandir sua fama pelo país
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/01/2017 | Turismo
Proposta de trânsito livre entre Brasil e Argentina é discutida na FITUR
Ministros do Turismo dos dois países avançam na discussão sobre o trânsito livre de estrangeiros em seus territórios

No primeiro dia de uma das feiras do setor de viagens mais importantes do mundo, a Fitur, em Madri, o ministro do Turismo do Brasil, Marx Beltrão, aproveitou para traçar um plano de promoção conjunta e avançar na discussão sobre o livre trânsito de turistas de outras nacionalidades entre o Brasil e a Argentina, com o colega do país vizinho, Gustavo Santos. Beltrão também reuniu-se com representantes da Câmara de Comércio Brasil-Espanha e com o responsável pela elaboração do Caminho das Missões.

Durante o encontro com o ministro do Turismo da Argentina, Beltrão sugeriu que a proposta de permitir que o turista com visto brasileiro entre na Argentina e vice-versa fosse apresentada aos dois governos. “Vamos buscar a melhor alternativa jurídica e trabalhar com ela junto aos nossos ministérios de Relações Exteriores”, afirmou. Os dois discutiram, ainda, uma estratégia de fazer promoção conjunta nos destinos distantes, como a China, que atualmente envia mais de 100 milhões de turistas para o mundo, dos quais apenas 55 mil escolhem o Brasil como destino.

Dentro do plano de promoção conjunta dos dois países no mercado chinês, os ministros combinaram de ir a Macao para pleitear que Brasil e Argentina sejam escolhidos como destinos homenageados do próximo Fórum Global de Turismo e Economia, na China, em 2018.

Na pauta de intenções, os ministros trataram da divulgação do Caminho das Missões, roteiro integrado entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Beltrão e Santos devem ir juntos ao Vaticano para convidar o Papa Francisco a participar do lançamento da rota em 27 de setembro. O roteiro é baseado no percurso feito pelos padres jesuítas na América do Sul. Todo o trajeto poderá ser percorrido em aproximadamente um mês pelos turistas. Para promover e estruturar todo o roteiro, Brasil e Argentina vão entrar com um projeto no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para captar um financiamento de US$ 100 milhões.

“O turismo cultural/religioso é muito importante para integrar as nações”, comentou José Roberto de Oliveira, representante do Caminho das Missões. De acordo com ele, o público-alvo do roteiro são as igrejas, universidades que estudam o trabalho dos padres jesuítas e a terceira idade. Atualmente o trecho do Caminho das Missões no Brasil já está funcionando e recebe cerca de 50 mil turistas internacionais. “É muito pouco perto do nosso potencial”, garante José Roberto. “Temos um padre argentino e jesuíta. Por que não o convidá-lo a participar do lançamento da rota? ”, questionou.

Por último, Marx Beltrão esteve com o Cássio Romano e o Antônio Del Corro García-Lomas, vice-presidente e diretor executivo da Câmara de Comércio Brasil-Espanha, entidade que reúne 350 empresas dos dois países. Na pauta, ações conjuntas para divulgar o Brasil na Espanha e para mostrar oportunidades de investimentos no Brasil para os espanhóis. A primeira ação concreta a ser realizada ainda este ano é a divulgação de São João como produto turístico a exemplo do que já ocorre com o Carnaval. Será realizado um São João por cerca de uma semana na Casa do Brasil em Madri.

Por Darse Júnior - turismo.gov.br
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.