DATA DA PUBLICAÇÃO 19/01/2017 | Turismo
Proposta de trânsito livre entre Brasil e Argentina é discutida na FITUR
Ministros do Turismo dos dois países avançam na discussão sobre o trânsito livre de estrangeiros em seus territórios
No primeiro dia de uma das feiras do setor de viagens mais importantes do mundo, a Fitur, em Madri, o ministro do Turismo do Brasil, Marx Beltrão, aproveitou para traçar um plano de promoção conjunta e avançar na discussão sobre o livre trânsito de turistas de outras nacionalidades entre o Brasil e a Argentina, com o colega do país vizinho, Gustavo Santos. Beltrão também reuniu-se com representantes da Câmara de Comércio Brasil-Espanha e com o responsável pela elaboração do Caminho das Missões.
Durante o encontro com o ministro do Turismo da Argentina, Beltrão sugeriu que a proposta de permitir que o turista com visto brasileiro entre na Argentina e vice-versa fosse apresentada aos dois governos. “Vamos buscar a melhor alternativa jurídica e trabalhar com ela junto aos nossos ministérios de Relações Exteriores”, afirmou. Os dois discutiram, ainda, uma estratégia de fazer promoção conjunta nos destinos distantes, como a China, que atualmente envia mais de 100 milhões de turistas para o mundo, dos quais apenas 55 mil escolhem o Brasil como destino.
Dentro do plano de promoção conjunta dos dois países no mercado chinês, os ministros combinaram de ir a Macao para pleitear que Brasil e Argentina sejam escolhidos como destinos homenageados do próximo Fórum Global de Turismo e Economia, na China, em 2018.
Na pauta de intenções, os ministros trataram da divulgação do Caminho das Missões, roteiro integrado entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Beltrão e Santos devem ir juntos ao Vaticano para convidar o Papa Francisco a participar do lançamento da rota em 27 de setembro. O roteiro é baseado no percurso feito pelos padres jesuítas na América do Sul. Todo o trajeto poderá ser percorrido em aproximadamente um mês pelos turistas. Para promover e estruturar todo o roteiro, Brasil e Argentina vão entrar com um projeto no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para captar um financiamento de US$ 100 milhões.
“O turismo cultural/religioso é muito importante para integrar as nações”, comentou José Roberto de Oliveira, representante do Caminho das Missões. De acordo com ele, o público-alvo do roteiro são as igrejas, universidades que estudam o trabalho dos padres jesuítas e a terceira idade. Atualmente o trecho do Caminho das Missões no Brasil já está funcionando e recebe cerca de 50 mil turistas internacionais. “É muito pouco perto do nosso potencial”, garante José Roberto. “Temos um padre argentino e jesuíta. Por que não o convidá-lo a participar do lançamento da rota? ”, questionou.
Por último, Marx Beltrão esteve com o Cássio Romano e o Antônio Del Corro García-Lomas, vice-presidente e diretor executivo da Câmara de Comércio Brasil-Espanha, entidade que reúne 350 empresas dos dois países. Na pauta, ações conjuntas para divulgar o Brasil na Espanha e para mostrar oportunidades de investimentos no Brasil para os espanhóis. A primeira ação concreta a ser realizada ainda este ano é a divulgação de São João como produto turístico a exemplo do que já ocorre com o Carnaval. Será realizado um São João por cerca de uma semana na Casa do Brasil em Madri.
No primeiro dia de uma das feiras do setor de viagens mais importantes do mundo, a Fitur, em Madri, o ministro do Turismo do Brasil, Marx Beltrão, aproveitou para traçar um plano de promoção conjunta e avançar na discussão sobre o livre trânsito de turistas de outras nacionalidades entre o Brasil e a Argentina, com o colega do país vizinho, Gustavo Santos. Beltrão também reuniu-se com representantes da Câmara de Comércio Brasil-Espanha e com o responsável pela elaboração do Caminho das Missões.
Durante o encontro com o ministro do Turismo da Argentina, Beltrão sugeriu que a proposta de permitir que o turista com visto brasileiro entre na Argentina e vice-versa fosse apresentada aos dois governos. “Vamos buscar a melhor alternativa jurídica e trabalhar com ela junto aos nossos ministérios de Relações Exteriores”, afirmou. Os dois discutiram, ainda, uma estratégia de fazer promoção conjunta nos destinos distantes, como a China, que atualmente envia mais de 100 milhões de turistas para o mundo, dos quais apenas 55 mil escolhem o Brasil como destino.
Dentro do plano de promoção conjunta dos dois países no mercado chinês, os ministros combinaram de ir a Macao para pleitear que Brasil e Argentina sejam escolhidos como destinos homenageados do próximo Fórum Global de Turismo e Economia, na China, em 2018.
Na pauta de intenções, os ministros trataram da divulgação do Caminho das Missões, roteiro integrado entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Beltrão e Santos devem ir juntos ao Vaticano para convidar o Papa Francisco a participar do lançamento da rota em 27 de setembro. O roteiro é baseado no percurso feito pelos padres jesuítas na América do Sul. Todo o trajeto poderá ser percorrido em aproximadamente um mês pelos turistas. Para promover e estruturar todo o roteiro, Brasil e Argentina vão entrar com um projeto no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para captar um financiamento de US$ 100 milhões.
“O turismo cultural/religioso é muito importante para integrar as nações”, comentou José Roberto de Oliveira, representante do Caminho das Missões. De acordo com ele, o público-alvo do roteiro são as igrejas, universidades que estudam o trabalho dos padres jesuítas e a terceira idade. Atualmente o trecho do Caminho das Missões no Brasil já está funcionando e recebe cerca de 50 mil turistas internacionais. “É muito pouco perto do nosso potencial”, garante José Roberto. “Temos um padre argentino e jesuíta. Por que não o convidá-lo a participar do lançamento da rota? ”, questionou.
Por último, Marx Beltrão esteve com o Cássio Romano e o Antônio Del Corro García-Lomas, vice-presidente e diretor executivo da Câmara de Comércio Brasil-Espanha, entidade que reúne 350 empresas dos dois países. Na pauta, ações conjuntas para divulgar o Brasil na Espanha e para mostrar oportunidades de investimentos no Brasil para os espanhóis. A primeira ação concreta a ser realizada ainda este ano é a divulgação de São João como produto turístico a exemplo do que já ocorre com o Carnaval. Será realizado um São João por cerca de uma semana na Casa do Brasil em Madri.
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda