NOTÍCIA ANTERIOR
Português reprova 37,9% dos candidatos a estágio, diz pesquisa
PRÓXIMA NOTÍCIA
Setor de cosméticos se une para derrotar crise
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/10/2016 | Economia
Greve na Scania completa cinco dias hoje com paralisação total
Greve na Scania completa cinco dias hoje com paralisação total Durante a semana, a greve paralisou a cada dia setores diferentes. Foto: Edu Guimarães
Durante a semana, a greve paralisou a cada dia setores diferentes. Foto: Edu Guimarães
Cerca de 3.200 trabalhadores estão mobilizados após rejeitarem proposta de reajuste salarial

A greve na Scania completa cinco dias nesta sexta-feira (21/10) e, ao contrário da estratégia adotada durante a semana de parar áreas específicas por dia, desta vez a fábrica toda será mobilizada em conjunto. A unidade da montadora em São Bernardo emprega 3.200 pessoas, sendo cerca de dois mil na produção.

Os trabalhadores decidiram pela paralisação na última segunda-feira (17/10) após rejeitarem, em assembleia, a proposta da empresa de reajustar os salários em 5% neste ano, manutenção de emprego por 12 meses, reposição da inflação pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) em 2017 e um adicional, caso a produção atinja ou supere 16 mil unidades de caminhões e ônibus no ano, de 0,5% a cada mil unidades produzidas. Para este ano, o volume de produção anual da fábrica é de 14 mil produtos.

A categoria que está em campanha salarial, com data base em 1° de setembro, reivindica a reposição da inflação de 9,62% ainda neste ano. O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Carlos Caramelo afirmou que o movimento continua até a empresa encaminhar nova proposta. “Vamos nos manter forte junto com os trabalhadores para conquistar uma solução positiva para a categoria, porque até agora a direção da Scania não nos procurou para oferecer novas condições”, apontou.

ORGANIZAÇÃO

Durante a semana, o movimento de greve paralisou a cada dia um setor diferente. Na segunda-feira, como foi o dia da rejeição da pauta patronal, os funcionários interromperam integralmente as atividades. Na terça (18/10) foram mobilizadas as áreas de logística de eixo e exportação; na quarta (19/10), os setores de chassis e parte do administrativo; nesta quinta (20/10) foi a vez das áreas de motor e outra parte do setor administrativo.

Para a próxima semana, os trabalhadores em conjunto com o sindicato avaliarão quais as estratégias de atuação na greve. Por meio de nota, a Scania informou que “lamenta a paralisação dos trabalhadores, visto que a greve traz prejuízos para todos os lados. A empresa ressalta, porém, que a proposta apresentada foi a melhor possível considerando o cenário de queda de volumes que começou em 2014 e agravado, mais recentemente, pelo momento difícil da economia no país”.

Por Iara Voros - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.