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DATA DA PUBLICAÇÃO 23/09/2016 | Informática
Facebook reconhece ter inflado por 2 anos estatística de consumo de vídeo
Facebook reconhece ter inflado por 2 anos estatística de consumo de vídeo Fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, na sede da rede social em Palo Alto, na Califórnia (Foto: Paul Sakuma, File/AP)
Fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, na sede da rede social em Palo Alto, na Califórnia (Foto: Paul Sakuma, File/AP)
'O erro foi resolvido, não afetou o faturamento', informou o Facebook.

Rede social inflou o tempo médio de visualizações de anúncios em vídeo.


O Facebook reconheceu que calculou mal suas estatísticas sobre consumo de vídeo na rede social, um dado relevante para que os anunciantes decidam o dinheiro que investem em publicidade na plataforma.

"Recentemente descobrimos um erro na forma de calcular uma de nossas estatísticas de vídeo. O erro foi resolvido, não afetou o faturamento e informamos a nossos parceiros. (...) Esta estatística é uma das muitas que nossos parceiros utilizam para planejar suas campanhas de vídeo", informou a companhia em comunicado.

Segundo o jornal "Wall Street Journal", que antecipou a informação, o Facebook inflou o tempo médio de visualização dos anúncios em vídeo durante dois anos e não levou em conta aquelas peças que duraram menos de três segundos.

Nos últimos anos, a companhia dirigida por Mark Zuckerberg informou sobre um grande aumento do consumo de vídeo na plataforma. Também sobre o aumento do número de usuários trimestre a trimestre (1,710 bilhão de membros ativos por mês) e do tempo que estes passam na rede social, o que indubitavelmente teve um impacto no planejamento das campanhas propagandistas.

No último trimestre, o Facebook ganou US$ 6,24 bilhões em publicidade, 63% a mais que no mesmo período de 2015.

O reconhecimento de que a rede social falhou no cálculo da estatística de consumo de anúncios de vídeo volta a pôr sobre a mesa uma demanda reiterada dos anunciantes, que pedem que companhias terceiras possam verificar os números oferecidos pelo Facebook.

Por G1 - EFE
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